Piraí do Sul passa a contar com Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial
COM ASSESSORIAS – Diante da necessidade de eliminar todas as formas de discriminação racial e de promover a igualdade em todas as esferas, foi publicada no dia 17 de fevereiro desse ano a lei que criou o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial (COMPIR) de Piraí do Sul.
Para celebrar este importante marco para a cidade, o prefeito em exercício Wagner Zadra recebeu o Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racional do Paraná (CONSEPIR), Alexandre Cézar, que veio até a cidade acompanhado da Conselheira da entidade, Luiza Messias da Silva.
Estiveram ainda presentes no evento representantes da Comunidade Quilombola – Família Xavier, secretários municipais e vereadores. Na oportunidade, eles receberam informações sobre como será a atuação do Conselho Municipal que deve iniciar, assim que possível, as atividades na cidade.
Composição – No encontro foram divulgados detalhes sobre a composição do Conselho, que deverá contar com um representante da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social; um da Secretaria Municipal de Educação; um representante da Secretaria Municipal da Cultura e um membro da Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos representantes governamentais, o COMPIR terá também 4 representantes de entidades ou movimentos populares ligados à área de promoção da igualdade racial, os quais serão eleitos mediante processo público e democrático que será organizado pelo próprio Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial.
De acordo com a prefeitura, os trabalhos do novo conselho devem começar assim que aconteça a eleição para escolha dos membros,