Correio dos Campos

Santuário de Brotas vai sediar Simpósio de Turismo Religioso em setembro

17 de fevereiro de 2023 às 17:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A primeira reunião do ano da Rota do Rosário aconteceu essa semana e reuniu reitores e representantes de 15 santuários, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Ibaiti. Padre Roberval Mühlstedt, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, considerou o encontro muito produtivo. “Tratamos de assuntos relativos a Rota do Rosário, a temas pertinentes a cada santuário, fizemos uma avaliação da peregrinação que acontece desde o ano passado nos santuários da Rota, em comemoração aos 100 anos das Dioceses de Jacarezinho e de Ponta Grossa, e discutimos sobre a importância de ter diálogo com o governo estadual, para poder crescer e oferecer mais condição de acessibilidade aos romeiros”, resumiu padre Roberval.

O reitor referia-se à peregrinação iniciada em de 2022, a ‘Romaria Centenário’, que pretende visitar três santuários por ano até 2026, ano em que as Dioceses de Jacarezinho e de Ponta Grossa completam 100 anos. Já foram percorridos três santuários: Bom Jesus da Cana Verde (Siqueira Campos), São João Batista (Arapoti) e Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, (Jacarezinho). A programação deste ano incluirá o Santuário São Vicente Palotti, em Ribeirão Claro (4/06); Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva (10/09); e Santuário do Santíssimo Nome de Jesus, em Joaquim Távora (3/12). “Padre Anderson (Marchiori, coordenador da Rota do Rosário) lembrou também como é importante termos um diálogo com a Secretaria de Turismo do Estado para que possamos crescer e oferecer mais acessibilidade aos romeiros e romeiras”, detalhou o padre.

A reunião ainda tratou da participação no V Fórum Estadual do Turismo Religioso, marcado para entre os dias 15 a 17 de março, em Paranaguá, e a organização do VI Simpósio de Turismo Religioso da Rota do Rosário, que será no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, no primeiro sábado de setembro. “Será um encontro com todos os representantes de santuários, da Rota e do Paraná, para avaliarmos como está a caminhada pastoral do estado e também ouvir as opiniões, ideias par que possamos ter uma caminhada ainda mais efetiva”, adiantou padre Roberval Mühlstedt, que foi eleito, em maio, coordenador dos Santuários do Paraná junto à Pastoral do Turismo Religioso.