Correio dos Campos

Abastecimento de água deve ser normalizado até a madrugada desta terça-feira em bairros de Piraí do Sul, diz Sanepar

2 de janeiro de 2023 às 17:20
Sanepar instalou um gerador de energia na captação do Rio Piraizinho para auxiliar o abastecimento de forma paliativa até que a Copel restabeleça a energia. (Foto: Divulgação / Sanepar)

DA REDAÇÃO – Os moradores dos bairros afetados pela falta de água em Piraí do Sul deverão ter a retomada do abastecimento de forma gradual nas próximas horas. De acordo com a Sanepar, a expectativa é que os serviços sejam normalizados entre a noite de hoje e a madrugada de terça-feira (3).

Segundo a companhia, um problema na linha de transmissão de energia elétrica paralisou uma das captações de água de Piraí do Sul durante a manhã de hoje (2), afetando em 50% a produção de água tratada na cidade.

Como até o momento a energia ainda não foi restabelecida, a Sanepar instalou um gerador de energia para auxiliar na regularização do abastecimento na cidade, mesmo que de forma paliativa.

Também devido à oscilação de energia elétrica, no último domingo (1º) o motor de uma das estações de bombeamento de água de Piraí do Sul queimou, informou a companhia. Isso prejudicou o fornecimento de água para parte da cidade, incluindo a região do bairro Três Santas.

A Sanepar informou ainda que publicou na noite de ontem, dia 1º, dois comunicados emergenciais informando a situação através de sua página oficial (clique AQUI para ler o primeiro deles, e AQUI para acessar o segundo).

Demais bairros afetados – O mesmo problema enfrentado no Três Santas também ocorre em vários bairros da cidade, afetando de forma mais grave os setores que abastecem o Conjunto Victor Cioffi e a Vila Paraná.

Por estarem situados em partes altas da cidade, a água que é pressurizada a partir de estação de bombeamento, eventualmente afetada por quedas de energia, tem o fornecimento comprometido pela despressurização temporária do setor.

Nesses casos, os imóveis que não dispõem de caixa-d’água sentem o desabastecimento assim que há uma oscilação ou queda de energia, informou a empresa