Henrique Carneiro é o primeiro prefeito piraiense do século a ter contas aprovadas sem restrições pelo TCE

DA REDAÇÃO – O Tribunal de Contas do Estado do Paraná apreciou recentemente as contas relativas ao exercício financeiro de 2021, durante o primeiro ano do mandato da gestão comandada pelo prefeito Henrique de Oliveira Carneiro e por ser vice, Wagner Zadra.
De acordo com os auditores do TCE, que avaliaram as demonstrações da execução orçamentária, financeira, patrimonial e de resultados relativos ao período, nenhuma restrição ou irregularidade foi encontrada. Com isso, a administração de Carneiro entra para a história como a primeira desde o ano de 2004 a ser aprovada sem qualquer tipo de apontamento ou necessidade de correção.
Assinado pelo Auditor de Controle Externo Contábil do órgão, Carlos Alberto Hembecker, e revisado pelos também auditores Joslei Gequelin, Rosane do Rocio Tosato Zinher e Eliane Maria Comparim Santos, todos do Tribunal de Contas, o documento em sua conclusão sugere a emissão de parecer prévio pela regularidade das contas.
Após a avaliação realizada pela equipe técnica do TCE, o documento segue agora para ser apreciado e aprovado em definitivo pelos conselheiros do Tribunal.
Caso incomum – Uma consulta realizada pelo Correio dos Campos junto a Câmara de Piraí do Sul revelou que o caso da aprovação direta das contas de 2021, sem qualquer restrição, é o primeiro deste século na cidade.
De 2004 para cá, todas as 12 contas de prefeitos que ocuparam o cargo desde então vieram do Tribunal de Contas com algum tipo de apontamento (veja quadro completo no final da matéria).
Desse total, oito chegaram até o Legislativo com ressalvas (três de Valentim Milléo, quatro de Antonio El Achkar e uma de José Carlos Sandrini), enquanto as quatro restantes, todas do ex-prefeito Valentim Milléo, apontaram irregularidades.
Novidade para o próprio prefeito Henrique Carneiro, que trabalha na prefeitura piraiense na área contábil há 16 anos, a aprovação dos números de 2021 também foi recebida como grata surpresa pela assessoria da Câmara de Vereadores.
“Surpreendente. Em todo o tempo que trabalho aqui não me recordo de um parecer que tenha chegado até nós sem ressalvas”, comenta Guilherme Pedroso, jornalista que assessora o legislativo piraiense.
Segundo o prefeito, a notícia da aprovação direta demonstra a seriedade na aplicação dos recursos municipais.
“Recebemos com alegria a grata notícia sobre a aprovação das contas da prefeitura sem qualquer apontamento ou restrição. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que toda nossa equipe de servidores trabalha em prol da melhoria do município, sempre prezando pela legalidade e responsabilidade dos atos administrativos”, disse.
“Essa notícia vem reafirmar o compromisso com nossa população pela aplicação correta dos recursos. Aproveito esse momento ímpar para informar que iniciamos grandes investimentos em infraestrutura em todas as áreas, afim de movimentar nossa economia local, onde serão gerados vários empregos e recursos serão injetados no comércio local, contribuindo principalmente para que os munícipes tenham melhores condições de vida”, finaliza Henrique.
Contas ano a ano
2004 – Valentim zanello Milléo – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara Municipal
2005 – Valentim zanello Milléo – julgadas irregulares pelo TCE e desaprovadas pela Câmara em seguida
2007 – Valentim zanello Milléo – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara Municipal
2008 – Valentim zanello Milléo – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara Municipal
2009 – Antonio El Achkar – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara Municipal
2010 – Antonio El Achkar – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara Municipal
2011 – Antonio El Achkar – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois desaprovadas pela Câmara Municipal
2012 – Antonio El Achkar – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara Municipal
2013 – Valentim zanello Milléo – julgadas irregulares pelo TCE e desaprovadas pela Câmara em seguida
2014 – Valentim zanello Milléo – julgadas irregulares pelo TCE e desaprovadas pela Câmara em seguida
2015 – Valentim zanello Milléo – julgadas irregulares pelo TCE e desaprovadas pela Câmara em seguida
2018 – José Carlos Sandrini – aprovadas com ressalvas pelo TCE e depois aprovadas pela Câmara
* Nos números apurados pela assessoria da Câmara de Vereadores não constam os anos de 2006, 2016 e 2017, 2019 e 2020