Correio dos Campos

Confederação Brasileira de Orientação convoca atleta piraiense para disputa do mundial da modalidade

28 de junho de 2022 às 11:24
(Foto: Divulgação)

DA REDAÇÃO – A Confederação Brasileira de Orientação convocou no dia último 20, os atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Universitário de Orientação que neste ano acontecerá entre 15 e 22 de agosto na Suíça.

Entre os quatro selecionados está o piraiense Emanuel da Silva Ferreira, de 22 anos, soldado do 13º Batalhão de Infantaria Blindada de Ponta Grossa.

Ele participará da competição internacional ao lado dos atletas Rodrigo de Souza Oliveira, Sirlana Rodrigues Medina e Kailani Ecke dos Santos, sob o comando do técnico Jonathan da Rosa Palisnki.

Expectativa – Emanuel recebeu a reportagem do Correio dos Campos para comentar a expectativa de sua participação no Mundial.

“A expectativa é somar experiência internacional e trazer essa bagagem para o Brasil que precisa e muito destes intercâmbios. Como quase em todo esporte de menor apelo midiático, dadas as proporções continentais de nosso país e o isolamento geográfico com os grandes centros onde esse esporte é mais desenvolvido, neste caso a Europa, os atletas de alto rendimento brasileiros necessitam de volume de provas de alta competitividade”, disse.

Sobre a diferença do nível da modalidade entre os atletas do Brasil com os de países que apostam mais no desenvolvimento da prática, Emanuel conta que a soma de esforços entre a CBO e CBDU (Confederação Brasileira de Desportos Universitários) para proporcionar experiência internacional aos atletas brasileiros pode e deve fazer como que essa distância diminua e que, assim, o esporte se desenvolva com mais afinco no país.