Correio dos Campos

Justiça identifica desobediência no cumprimento de pena e mantém ex-prefeito Toto preso

21 de junho de 2022 às 18:07
(Foto: Reprodução)

DA REDAÇÃO – A Juíza Ana Paula Menon Loureiro Pianaro Angelo, titular da Vara Criminal da Comarca de Piraí do Sul, decidiu nesta terça-feira (21) pela regressão do regime de prisão imposto ao ex-prefeito Antonio El Achkar, passando de semiaberto para fechado, depois de analisar toda a documentação que apontava para o suposto descumprimento das determinações impostas pela justiça ao empresário que foi condenado pelo desvio de diárias quando era prefeito municipal.

De acordo com a decisão, o empresário desrespeitou por várias vezes a ordem judicial para que respeitasse os limites de monitoração eletrônica. Nos últimos meses, o ex-prefeito deixou de cumprir a essa determinação em diversas oportunidades, tanto dentro do perímetro urbano da cidade, como até mesmo viajando para outros municípios, o que ocorreu sem autorização ou sem que ele comprovasse a real necessidade destes deslocamentos.

No documento, ao qual o Correio dos Campos teve acesso, estão descritas viagens intermunicipais e até mesmo passeios do ex-prefeito em uma panificadora e um restaurante da cidade, práticas que estavam proibidas e que, segundo a Juíza, foram informadas ao próprio El Achkar em audiência anterior realizada pelo Judiciário.

“Ao não se submeter às regras do monitoramento eletrônico e não requerer autorização formal do Juízo para alteração delas e para deslocamentos para outras cidades, o sentenciado demonstrou, inequivocamente, seu descaso com o correto cumprimento da pena que lhe foi imposta”, apontou a Juíza.

Em razão das repetidas situações de desobediência, a magistrada decidiu pela manutenção da prisão do ex-prefeito em regime fechado, mantendo o empresário preso na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, onde ele se encontra desde a última sexta-feira, dia 17.

Procurada pela reportagem para comentar o fato, a defesa do ex-prefeito preferiu não se manifestar.