Correio dos Campos

Moradores da Jararaca recuperam estrada e caso vai parar na delegacia

18 de novembro de 2021 às 19:30
Moradores se reuniram pela primeira vez para arrumar a estrada depois do acidente entre um carro e um caminhão de ração em 2012. (Foto: Gazeta de Pirahy)

DA REDAÇÃO – Um vídeo que circulou na internet há duas semanas, de um morador do bairro da Jararaca, na zona rural do município de Piraí do Sul, pedindo ajuda para as pessoas do bairro para que eles mesmo fizessem a manutenção da estrada que liga o bairro à PR 151, acabou virando caso de polícia depois que a prefeitura, através de seu setor jurídico, registrou um boletim de ocorrência contra o produtor.

De acordo com a prefeitura, o registro foi feito para que as autoridades policiais apurem se danos foram causados na estrada após a intervenção dos moradores, por se tratar de área pública.

Além disso, o departamento jurídico do Executivo informou que pediu a apuração não apenas dos eventuais danos, mas também do conteúdo divulgado no vídeo gravado pelo produtor Marcelo Canavarro, o qual, segundo a prefeitura, teria cunho ofensivo (assista ao vídeo no alto da matéria).

Após o registro, a Polícia Civil iniciou os trabalhos para apurar o caso.

Como tudo começou – Reportagens do jornal Gazeta de Pirahy, datadas de janeiro de 2012, mostraram à época a primeira vez em que os moradores da região, liderados na oportunidade pelo próprio Marcelo Canavarro, se reuniram para recuperar um trecho de aproximadamente 7 quilômetros de extensão, depois que um caminhão carregado com ração e um automóvel com 5 pessoas da mesma família bateram em razão da situação precária da estrada.

De lá para cá, contam os moradores, a prática de arrumar a via por conta dos próprios moradores se repetiu por diversas vezes, mas nunca sem chegar até ao ponto em que chegou dessa vez, com o registro policial.

“Gravei o vídeo sem querer ofender ninguém e sem nenhuma outra intenção que não fosse cobrar a prefeitura para que nos dê satisfação sobre a aplicação do dinheiro que vem pra cá. Nós mesmos estamos abandonados há muitos anos e eu acho que é nosso direito cobrar do prefeito para que ele nos conte o que pretende fazer para arrumar as estradas pelas quais mais de 70% da arrecadação passa todos os dias”, explica Canavarro.

O que diz o prefeito – Em entrevista concedida no programa “Papo de Boteco” no último domingo (14), o prefeito Henrique Carneiro admitiu que a condição das estradas não está boa de uma forma geral, mas que só compete ao município realizar qualquer tipo de benfeitoria ou manutenção nestas vias.

“Só a prefeitura pode mexer nas estradas. Isso porque qualquer dano ambiental ou até mesmo um acidente que ocorra quem se responsabiliza é a prefeitura. Não pode haver essa situação, o que pode acontecer é o cidadão ir até a prefeitura, reclamar, dar sugestão, usar o canal da ouvidoria e os meios legais”, argumenta o prefeito.

O acidente – Na tarde do dia 27 de janeiro de 2012, a família de Izau e Cid Canavarro ocupava um veículo Prisma que se chocou com um caminhão de ração num trecho da estrada que estava liso e sem pedras, em situação precária.

A batida deixou quatro ocupantes do automóvel feridos. A esposa de Cid fraturou a costela e teve um corte profundo na cabeça, enquanto Izau, que dirigia o carro, foi levado ao Hospital Santo Antônio com fortes dores no peito e também com a costela fraturada.

Cid Canavarro permaneceu internado até o domingo seguinte, dia 29, enquanto a única criança ferida no acidente, com luxação em um dos ombros foi liberada logo após o atendimento.

Depois do susto, os moradores do bairro se reuniram para arrumar a estrada e garantir mais segurança aos usuários, fato que, segundo eles, tem se repetido nesses quase nove anos.