Correio dos Campos

Piraí do Sul ganhará nova iluminação com luminárias de LED em toda a cidade

22 de setembro de 2021 às 19:30
(Foto: Correio dos Campos)

DA REDAÇÃO – Se você passou nos últimos dias, durante a noite, pelas avenidas Manoel Ribas e 5 de Março, ou ainda pela Rua Izidoro Doin, pôde perceber o ganho visual que essas vias tiveram após a substituição das lâmpadas de vapor sódio por luminárias de LED.

Além de entregar maior claridade, contrate e nitidez, devido ao fluxo luminoso maior que este tipo de equipamento oferece, o conforto visual e a segurança proporcionados às pessoas que passam por estas ruas também é bastante visível.

De acordo com a prefeitura, que trabalha no processo para a aquisição dos equipamentos e também para a contratação do prestador de serviços que executará o trabalho, muitas são as vantagens nesse tipo de substituição.

Com a troca de 2.076 lâmpadas do quadro urbano de toda a cidade, é esperada uma redução de aproximadamente 50% em relação ao consumo atual, além de até 70% de economia com os serviços de manutenção da iluminação pública a médio prazo, devido ao maior maior tempo de vida útil desses equipamentos.

Na questão ambiental, a equipe técnica do município explica que também haverão ganhos. “Podemos ressaltar que as luminárias de LED contribuem com a política de redução da exploração de recursos naturais e produção de resíduos sólidos, considerando que os materiais são totalmente recicláveis e atóxicos, reduzindo assim o impacto ambiental da extração e produção de materiais sólidos e também o volume de lixo produzido pela iluminação pública”, conta Ricardo Lopes, Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação Geral.

Segundo o prefeito Henrique Carneiro, “as novas luminárias serão implantadas em todo o perímetro urbano do Município, transformando os espaços públicos em locais mais modernos e seguros, possibilitando que a comunidade frequente com mais segurança as praças, ruas e avenidas. Este investimento, em longo prazo, também, reduz as despesas da prefeitura, revertendo a economia em mais serviços para a comunidade em outras áreas. O trabalha não para e, em breve, toda a cidade estará mais iluminada, bonita e segura”.

Investimento

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto para que o Executivo capte R$ 2 milhões, através da Fomento Paraná, para investimento específico na substituição da iluminação.

Após a aprovação do financiamento e liberação dos recursos pela Fomento PR, o município iniciará o processo licitatório para contratar a empresa responsável pelo serviço.

De acordo com a prefeitura, o trâmite de todo o processo pode levar entre 3 e 4 meses até que aconteça a licitação.

A expectativa é que a disputa entre as concorrentes seja ainda nesse ano, enquanto a execução dos serviços deva ocorrer, no máximo, até os primeiros meses de 2022.