Correio dos Campos

SETEP promove I Ciclo de Palestras com o tema “Saúde Mental dos Trabalhadores do SUAS”

Objetivo é fortalecer e prevenir adoecimento mental dos servidores do SUAS
12 de abril de 2021 às 15:14
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Preocupada com a manutenção da saúde mental dos servidores municipais, a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social de Piraí do Sul, Maria Lúcia da Silva Godoi, promoverá o I Ciclo de Palestras com o tema “Saúde Mental dos Trabalhadores do SUAS”. Respeitando todas as normas de segurança para a realização do evento, a Setep reunirá os servidores de acordo com suas funções para que tenham um momento especial de cuidado em meio a rotina desgastante e de preocupações. O primeiro grupo a participar da palestra será o das mães sociais, na próxima terça-feira, dia 13 de abril, às 14h, no Auditório do Cras.

No Brasil, há mais de um ano, enfrentamos a situação de pandemia da covid-19, um cenário inesperado que impactou na qualidade de vida e na capacidade de todos os cidadãos de tomar decisões coletivas e pessoais, sejam em seus lares ou locais de trabalho. Além das atribulações do dia a dia que já eram vivenciadas, a pandemia trouxe sentimentos a mais, como o medo de contaminação e de transmissão entre pessoas queridas.

Desde janeiro Maria Lúcia está à frente da Setep. Uma de suas primeiras ações foi reunir os trabalhadores dos equipamentos pertencentes a Política Municipal de Assistência Social para um levantamento dos trabalhos realizados, dificuldades e acertos, apontando possíveis ações de melhoria. “Diante dessa demanda, percebi que os impactos da pandemia vêm a longo prazo, ficam intrínsecos. Acabamos absorvendo muito o que a população está sofrendo também. E para que não adoeçamos no trabalho, temos que pensar em nós enquanto seres completos”, explica a secretária.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Por isso, é tão necessário promover ações e estratégias voltadas para a saúde mental, em busca de estimular um equilíbrio entre os fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos existentes.

Ela ainda destaca que a demanda dos usuários dos serviços do SUAS passa por diversas questões como as sociais, emocionais e políticas. “A assistência social é considerada um serviço essencial à nossa população piraiense. Temos que prevenir que nossos profissionais adoeçam no trabalho elaborando estratégias de conhecimento de si próprio, de doenças mentais, do que é a saúde mental, para que estejamos bem para atender bem as pessoas que estão enfrentando essa vulnerabilidade, enfrentando os riscos sociais”, completa.

Proposta de formação continuada

O I Ciclo de Palestras acontecerá em parceria com a secretaria municipal de Educação e será realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um local amplo, para segurança de todos. A proposta da secretária é implementar um projeto de formação continuada aos servidores.

“Vejo que existe a possibilidade de formação continuada do ser humano, não só enquanto profissionais do nosso serviço, cada um na sua área. Nós trabalhamos em uma rede que vai dar elementos para o desenvolvimento da nossa comunidade. As relações sociais e interpessoais fazem muito bem para o ser humano. A população está insegura e nós temos que ser a pessoa que fortalecerá os vínculos para que eles também se desenvolvam fortalecidos, para que busquem seus direitos e cumpram seus deveres sociais junto à comunidade”, finaliza.

O evento acontecerá às 14h, em dias alternados, de acordo com as funções dos servidores, para que os serviços dos equipamentos não sejam afetados.

13 de abril – mães sociais
15 de abril – técnicas do Creas e do Cras
29 de abril – auxiliares administrativos, agentes administrativos, instrutores e estagiários
06 de maio – auxiliares de serviços gerais e motoristas
13 de maio – conselheiros tutelares

* Para mais informações:

Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Promoção Social – (42) 3237-3006
Maria Lúcia da Silva Godoi – (42) 9 9961-2741