Correio dos Campos

Devo castrar o meu machinho?

6 de abril de 2021 às 19:53
(Foto: Reprodução)

Hoje vou te contar um breve caso do meu paciente Lipinho:

O Lipinho, um cãozinho Pincher (bem pequeno) de ATENÇÂO: 2 anos de idade, isso mesmo 2 anos.

O Lipe é um cãozinho muito amado pelos seus tutores, um casal de senhores. E na companhia deles, fazem sempre tudo juntos, dormem, assistem TV, passeiam (ele anda no colo sempre) é parceiro para todas as horas.

Mas alguns dias ele veio até a clínica porque estava com um inchaço nos testículos. Fizemos os exames e descobrimos o câncer.

Então ele foi encaminhado para cirurgia para retirar o tumor no testículo e ser castrado.

E dessa vez, tudo deu certo, foi retirado o tumor e feito a castração do Lipinho, já retiramos os pontinhos e ele voltou a sua vida normal.

Então te pergunto: sabe como poderíamos ter evitado todo esse sofrimento?

Com a simples atitude de ter castrado ele jovem.

Muitos tutores tem dó de realizar a castração, mas na verdade devemos ter dó é das consequências de não castrar, como foi o caso do Lipe.

Quando não castramos, eles podem ter: tumor de testículos, de próstata, tumores transmissíveis, entre tantas outras coisas.

Então uma prova de amor é castrar seu amiguinho preventivamente.

Outros benefícios da castração:

Reduz a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. E ainda cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com xixi.

Gostou dessa dica? Então marca um amigo que precisa saber disso, curta e compartilha essa publicação, vamos ajudar muitos pets…

Quem ama Cuida, Quem Ama PREVINE
Medicina Veterinária Preventiva
Médico Veterinário Leonardo Ratim
CRMV-PR 14802