Correio dos Campos

Piraiense, estudante de medicina, estaria entre os 75 brasileiros flagrados em festa e expulsos do Paraguai

8 de março de 2021 às 20:00
(Foto: Reprodução/Rádio Concierto)

Por Pedro Dalcol Filho – De acordo com informações que circulam nas redes sociais, uma estudante piraiense que cursa medicina na Universidad Internacional Tres Fronteras, em Ciudad Del Este, no Paraguai, estaria entre os cerca de 75 brasileiros que foram expulsos na noite de ontem (7) do Paraguai, depois de participarem de uma festa em um bar localizado próximo ao Lago da República, em Ciudad Del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu.

Segundo publicado pelo Portal da Cidade, de Foz do Iguaçu, os policiais paraguaios chegaram até o bar depois de receberem denúncia que pessoas estariam festejando no estabelecimento, desobedecendo as medidas restritivas impostas no País para o combate ao coronavírus.

Ainda de acordo com o portal, a operação foi realizada pelo procurador Edgar Torales. Ele informou que o dono do bar o os clientes devem ser processados ​​por violação da quarentena sanitária.

A identidade da estudante piraiense não tinha sido confirmada oficialmente pelas autoridades paraguaias e brasileiras até o final da noite de hoje (8).

Detenção e condução para o Brasil

Depois de serem detidos, os brasileiros foram conduzidos em viaturas policias e ônibus até a aduana brasileira, na Ponte Internacional da Amizade, onde foram entregues para a Polícia Federal, ouvidos e liberados.

Irresponsabilidade

A intervenção da polícia paraguaia aconteceu em meio à segunda onda da Covid-19, que mantém a ocupação total dos leitos de UTI do Hospital Respiratório Integrado de Ciudad del Este e nos hospitais de Foz do Iguaçu.

Delegado da PF fala a respeito dos brasileiros expulsos do Paraguai

O delegado da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu, Roberto Biasoli, explicou nesta segunda-feira (8) sobre a situação dos brasileiros flagrados e detidos em uma festa em um bar em Ciudad del Este, no Paraguai, na noite de domingo (7). Eles foram escoltados pela Polícia Nacional do Paraguai até a aduana brasileira, na cabeceira da Ponte da Amizade.

“Em relação aos brasileiros que foram expulsos ontem (dia 7) no Paraguai. esclareço que nós recebemos informalmente a informação que haveria essa expulsão, via cooperação policial internacional. No âmbito do comando tripartite nós confirmamos essa informação com os colegas paraguaios e começamos a nos preparar para recebê-los na Ponte”, comentou o delegado em vídeo enviado à imprensa.

Ao contrário do que havia sido informado inicialmente, foram cerca de 75 e não mais de 100 brasileiros detidos. Nenhum deles, segundo o delegado da PF, possuía mandado de prisão.

“Foram cerca de 75 brasileiros que chegaram ali na Ponte, foram feitos os registros migratórios e consultas de impedimento, para verificar se havia mandado de prisão bem como outros impedimentos. Nenhum deles possuía alguma restrição, então 75 brasileiros ingressaram ontem, expulsos pelo Paraguai”, continuou Biasoli.

De acordo com o delegado, os brasileiros serão processados pelo crime no Paraguai e não no Brasil e até o momento a delegacia da PF em Foz do Iguaçu não recebeu comunicado, esclarecendo sobre a restrição e o impedimento de acesso ao Paraguai por parte dos brasileiros.

“Não houve nenhum comunicado formal ainda, por parte do Paraguai. A gente sabe, em tese, que o ato que eles praticaram lá é crime no Paraguai. Entretanto, eles têm que ser processados lá. A Polícia Federal nada tem a fazer aqui no país. Porque, ainda que tenhamos tratados internacionais que permitam que eles sejam processados aqui no Brasil, não é o caso para esse crime específico. Com relação à restrição de migração, nós estamos buscando informações junto às autoridades paraguaias e ainda não tivemos nenhuma confirmação sobre a proibição de reingresso no Paraguai por um período de cinco meses. A gente ainda está aguardando comunicação formal do Paraguai, o que ainda não aconteceu”, finalizou.

Com informações do Portal da Cidade