Correio dos Campos

Grupo voluntário resgata cães presos em fenda de paredão com 70 metros de altura

3 de outubro de 2020 às 11:55
(Fotos: Arquivo Pessoal)

DA REDAÇÃO – Três cães que foram vistos no final da tarde desta sexta-feira (2), presos em fendas da saibreira das Brotas, em Piraí do Sul, foram resgatados no início da madrugada de hoje por um grupo de voluntários que viu uma publicação sobre o caso nas redes sociais.

De acordo com os rapazes que participaram do trabalho de resgate, os animais foram encontrados a cerca de 35 metros do chão. Os cães foram retirados das fendas por um dos integrantes do grupo, utilizando técnicas de rapel aprendidas no Exército. Para isso, ele contou com o suporte de todas as outras pessoas envolvidas durante a ação.

O caso

Uma família que foi até a região por volta das 18 horas de ontem, para fotografar os últimos instantes de uma gestante antes do parto, marcado para este sábado, foi a primeira a ver os cães presos no paredão.

Voltando para a cidade, eles entraram em contato com o Corpo de Bombeiros local, que não pôde realizar o resgate por não ter os equipamentos necessários para esse tipo de trabalho. Segundo a corporação, o resgate somente poderia ser feito no dia seguinte, pela equipe dos bombeiros de Castro.

Desesperada com a situação, a família postou detalhes do caso nas redes sociais. Por volta das 10 horas da noite, Felipe Truppel viu a publicação e entrou em contato com o amigo Betto Izidoro, perguntando “onde estavam as cordas” e praticamente convocando Izidoro, que trabalhava neste momento como garçom, para o resgate.

Contando com o apoio de Igor Kosiba, que emprestou o carro para Betto e ainda o cobriu no serviço, os rapazes se juntaram aos outros voluntários do grupo: Derly Proença, Fernando Reguslki, Wilson Vieira de Mello, Eberson de Jesus e Bruno Rodovanski, e foram até o local.

O resgate

Uma primeira tentativa de resgate foi frustrada porque a corda levada pelo grupo, de 120 metros, não era suficiente para cobrir toda a extensão do paredão.

Segundo os voluntários, isso aconteceu em razão de o ponto de ancoragem, no alto da saibreira, ter ficado a mais de 30 metros do local onde se iniciaria a descida. Eles contaram ainda que a altura da saibreira é de aproximadamente 70 metros.

Uma segunda corda foi buscada pela equipe na cidade, esta com a medida necessária para o resgate.

O trabalho para a retirada dos cães do local levou cerca de 4 horas para ser realizado. O último animal resgatado chegou ao chão perto da uma e meia da manhã, onde era aguardado por integrantes da APAAPS, associação local de proteção e luta pela causa animal que já tinha providenciado lares temporários para os cães.

Autor de resgate perdeu documentos pessoais

Entre o trabalho, localizado perto do Posto Pinheiro Preto, e a saibreira das Brotas, Betto Izidoro, que desceu de rapel para resgatar os animais, acabou perdendo a sua carteira, que cotinha cartões e documentos pessoais.

Se você encontrar os objetos e documentos, em nome de Luiz Roberto Izidoro Conrado, favor entregá-los na Rádio Brotas ou entrar em contato com Pedro Dalcol, pelo telefone (42) 9 9135-3951.