Correio dos Campos

Rede Materno Infantil foi tema de curso de atualização com os profissionais da Secretaria de Saúde de Piraí do Sul

Curso ministrado por profissionais da 3.ª Regional de Saúde de Ponta Grossa contou com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Rede Básica de Saúde
14 de setembro de 2020 às 19:39
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul passaram por um curso de atualização ministrado pelo médico obstetra, Dr. Adilberto Raymundo, e pela enfermeira, Adriana Crivoi, da 3.ª Regional de Saúde. O evento foi realizado no Centro Administrativo Antônio Fanchin Filho, seguindo todos os protocolos de segurança a exemplo de distanciamento social, uso de máscara e álcool gel 70% para higienização das mãos.

Segundo Adriana, que integra a Seção de Atenção Primária à Saúde da 3.ª Regional, o evento trazido à Piraí é considerado de muita importância para o fortalecimento da assistência ao pré-natal nos municípios de abrangência da regional.

Ela explica que no decorrer do ano são feitos vários encontros para alinhar os atendimentos, com atualizações em diversas áreas. “Desta vez, aqui em Piraí do Sul, o curso está relacionado à Rede Materno Infantil, onde falaremos dos pontos de atenção com a gestante. Assim, vamos falar e explicar todos os procedimentos e exames que a gestante faz quando chega no atendimento até a vinculação onde será o parto”.

Além disso, ela explica que no encontro foi abordado sobre o atendimento pós parto. “O Puerpério é um período pós-parto que requer cuidados especiais, portanto, discutimos com os profissionais sobre como fazer este atendimento para acompanhar a mãe e o desenvolvimento e crescimento da criança”, completa Adriana.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini, o encontro foi bastante importante, pois recordou aos profissionais pontos essenciais para o atendimento das gestantes do município.

“Muito do que se falou no curso já se realiza aqui no município e esse encontro de atualização foi para alinhar alguns procedimentos e esclarecer alguma dúvida que porventura um profissional ou outro pudesse ter. Foi um encontro onde se falou de tratamentos, exames e procedimentos para que possamos continuar atendendo sempre com qualidade e presteza nossas gestantes”, destaca.

Para a enfermeira da rede municipal, Jéssica Moura da Silva, o encontro foi ótimo. Em sua visão, cursos de atualização como esse são indispensáveis para se obter informações e dados atualizados para auxiliar nas tomadas de decisão.

“Achei muito legal o encontro de hoje. Tivemos uma capacitação sobre pré-natal e redes de atenção a gestante. Sempre precisamos disso, porque dependemos muito de encaminhamentos a outros municípios. Pudemos expor nossas dificuldades e vivências bem como aprender e observar quais as melhores decisões a serem tomadas em questões específicas, como algumas doenças recorrentes na gestação. Esperamos ter mais encontros como esse”, diz a enfermeira.