Correio dos Campos

Henrique Carneiro defende choque de gestão e administração dos recursos sem desperdício e favorecimentos

2 de setembro de 2020 às 20:00
(Foto: Arquivo Pessoal)

DA REDAÇÃO – Nesta quarta-feira, com a sétima e última entrevista da série promovida com os pré-candidatos a prefeito de Piraí do Sul, o Correio dos Campos encerra o primeiro ciclo com vistas às eleições de novembro com a conversa com Henrique Oliveira Carneiro, do DEM. Confira.

1. Além do Democratas, existe algum outro partido disposto a apoiar sua candidatura, se confirmada?

Como uma eleição se faz com a ajuda de amigos e apoiadores, estamos sim com propostas de coligação com outros partidos, os quais são alinhados a nossas ideias e objetivos por um bem comum.

2. O que o levou a colocar seu nome à disposição para a disputa da eleição?

Posso dizer que nós brasileiros somos sempre compelidos a assumir desafios. Encaro esta proposta como um desafio de fazer gestão para um povo que precisa orgulhar-se de ser Piraiense, que não aceita mais os descasos na administração pública, e está descontente com a falta de comprometimento com a população, ou seja, quer menos política e mais profissionalismo.

Com mais de 14 anos fazendo parte da administração da prefeitura, de maneira imparcial, apenas desenvolvendo minha função, e com diferentes gestores, posso dizer que adquiri conhecimento e experiência para saber que o munícipio tem condições, que podemos progredir e temos potencial para isto. Apenas, precisamos de uma gestão com planejamento, disposta a gerenciar os bens e recursos públicos, em primeiro lugar com diálogo e respeito pela população, e assim buscando atender aos interesses e às necessidades com eficiência, agilidade e transparência.

3. Conte-nos um pouco de sua vida pessoal, profissional e política.

Tenho 32 anos de idade, morador do Bairro do Piraí Mirim, local onde passei os melhores momentos da minha vida, cresci e construí uma base de vida. Desde cedo trabalhei, começando no sítio ajudando meus pais. Sei da realidade tanto da área rural como urbana.

Passei em 3 concursos públicos, o primeiro com 18 anos de idade, dois deles na prefeitura e um no Ministério Público. Sou formado em Administração de Empresas e Contabilidade, tenho 4 pós-graduações e mais de 14 anos de experiência como contador na Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.

Nunca tive envolvimento direto com a política. Mas hoje vejo que apenas reclamar não adianta, nossa melhor manifestação de insatisfação será através do nosso envolvimento, visando que, não é a ação dos maus que destroem o mundo, mas sim a omissão dos bons. Mais do que experiência política, é preciso amor pelo munícipio, capacidade e visão administrativa, junto a uma verdadeira sintonia com as mudanças que almejamos.

4. Em sua visão, o que Piraí do Sul mais precisa atualmente e que contribuição o Senhor pensa que pode dar para a cidade?

Piraí precisa de um choque de gestão para mudar os rumos e o futuro de nossa cidade, com desenvolvimento social e econômico, e uma gestão simples e precisa. Com honestidade, trabalho sério e qualificado, competência e renovação.

Estamos passando por um momento difícil e ainda não sabemos como tudo ficará pós-pandemia. Um desafio a ser enfrentado de superação, não somente da pandemia em si, mas da crise econômica, pois teremos um longo caminho para superar. Não sabemos como se defrontarão os governos em diferentes esferas do poder e o que nos disponibilizará os governos Estadual e Federal.

Piraí hoje precisa de uma gestão que tenha como ponto de partida impulsionar o crescimento e desenvolvimento do município, gerando assim, as mudanças sociais e econômicas que tanto necessitamos, com efeitos positivos sobre a qualidade de vida da população piraiense, com mais saúde, educação, infraestrutura e emprego.

Tenho como meta fazer um trabalho de comprometimento e responsabilidade com o dinheiro público, que seja utilizado com discernimento e no que realmente seja necessário, sem desperdícios e favorecimentos. Uma gestão objetiva e com resultados a curto, médio e longo prazos. As pessoas devem ser valorizadas, respeitadas e atendidas. E para finalizar, penso que, se Deus colocou agora, diante de mim, tal oportunidade e desafio, é para ser enfrentado e superado.