Correio dos Campos

Marcio do Gás defende debate com a sociedade para implementação de ações que atendam aos interesses da população

29 de agosto de 2020 às 20:00
(Foto: Arquivo Pessoal)

DA REDAÇÃO – Seguindo com a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Piraí do Sul, conversamos neste sábado com Marcio Flávio da Silva, vereador e pré-candidato pelo PROS. Confira.

1. Além do PROS, existe algum outro partido disposto a apoiar sua candidatura, se confirmada?

Como apoiadores já confirmados, temos os partidos PSL e Cidadania.

2. O que o levou a colocar seu nome à disposição para a disputa da eleição?

A necessidade de projetarmos a cidade para nossos filhos e netos, pois serão a nossa continuidade. Nós, seres vivos e seres humanos, temos começo, meio e fim, mas a cidade não, ela fica para as gerações futuras.

Sinto-me preparado pela experiência que foi obtida ao longo dos anos, conhecendo a realidade do município dentro dos âmbitos legislativo e executivo, trazendo para a atualidade a experiência aliada com inovação, buscando um novo caminho ao progresso da nossa Piraí do Sul.

3. Conte-nos um pouco de sua vida pessoal, profissional e política.

Nasci em Maringá em 15 de março de 1978, sou casado, pai de 4 filhos. Residiu em Maringá até completar 10 anos, de onde fomos para a cidade de Pitanga, também no Paraná, onde minha família já trabalhava com a distribuição de gás. Aos 13 anos tive uma breve passagem em um seminário, tendo optado por não seguir a vida sacerdotal. Ao completar 14 anos, decidi morar sozinho e retornei para Maringá, onde trabalhei como Office boy e Garçon. Lá fiquei até os 17 anos.

Em 1995 nossa família se instalou na cidade de Castro, também trabalhando com a distribuição de gás de cozinha. Na cidade vizinha, em 1997 servi o Exército no 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, local onde fiz o curso do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva), se formando no final do mesmo ano a Aspirante a Oficial. Junto com o curso no Exército conciliava a faculdade de Ciências Contábeis, a qual não dei sequência.

Voltando a trabalhar na empresa da família, em 2003 tive a primeira experiência política quando foi convidado, pelo então candidato a prefeito de Castro e amigo pessoal, Izidro Guedes, a ser candidato a vereador, tendo obtido nesse pleito 456 votos, ficando suplente.

Em 2006 o destino me trouxe à Pirai do Sul para se instalar com uma filial da empresa familiar. Na época vinha à cidade 3 vezes por semana fazer a distribuição de gás para o comécio em geral e o atendimento nas granjas. No mesmo ano conclui a faculdade de Administração de Empresas e comecei a trabalhar e manter contato com a população daqui. Vendo as necessidades decidi ingressar na política piraiense.

No ano de 2010 conciliava o trabalho com o comércio varejista de materiais de construção e construção civil. Tive uma passagem na campanha do ex-prefeito Toto em 2008, quando trabalheu na coordenação da mesma, campanha essa que saiu vitoriosa. Estive a frente da Secretaria de Infraestrutura do município entre 2009 e meados de 2010, quando decidi me afastar por motivos particulares, retornando somente como candidato a vereador no ano de 2012, obtendo 666 votos e sendo eleito pela primeira vez para a gestão 2013-2016.

Entre 2015 e 2016 fui Vice-Presidente da Câmara, e em 2016 novamente saí candidato a vereador desta vez sendo eleito com 623 votos para a gestão 2017-2020. Em 2017 fui eleito Presidente da Câmara, assumindo como Prefeito de janeiro a maio de 2017, meses que foram preciosos para mostrar que se consegue fazer mais com menos. Concorri as eleições suplementares na qual obtive 2798 votos, ficando em 3º colocado. Voltando para a presidência da Câmara, ocupei a função até dezembro de 2018. Atualmente ocupo a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal.

4. Em sua visão, o que Piraí do Sul mais precisa atualmente e que contribuição o Senhor pensa que pode dar para a cidade?

Estamos construindo um programa para a cidade de Pirai do Sul com 10 eixos centrais: Saúde, Educação, Moradia, Emprego e Renda, Cultura, Transporte Público e Mobilidade Urbana, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Gestão Pública e Funcionalismo Público, Esporte e Lazer.

Nossa proposta é acabar com o modelo atual que segrega a cidade dos ricos e dos pobres. Pretendemos construir uma Pirai que não afaste para outras cidades os seus moradores, pois é nítido que toda a família abastada da cidade coloca seus jovens em outros polos urbanos ate porque aqui não possuímos estrutura para manter o jovem na cidade. E neste êxodo quem sofre não é o jovem que sai, e sim o que fica.

Penso que uma cidade deve oferecer recursos para que os moradores obtenham renda, e não tem outra forma que tal fato ocorra a não ser através de uma boa gestão, que ofereça e apresente a nossa cidade a empresas que tenham potencial em investir aqui, para criarmos um polo de geração de empregos.

Quero ser o prefeito que vai promover um choque de gestão. Capacitar e valorizar os servidores municipais, qualificar os serviços públicos, combater implacavelmente os desperdícios de recursos públicos, implantar uma gestão por metas e resultados, enfim, deixar eficiente a gestão pública local e prepará-la para enfrentarmos os grandes desafios que temos em nossa sociedade.

Criar uma gestão pública municipal capaz de debater com a sociedade e implementar propostas novas e modernas que atendam, de verdade, os legítimos interesses de nossa população, a partir de seis (6) eixos estratégicos:

1. Modernização da Gestão Pública. Aqui, queremos destacar o compromisso de integrar o município de Piraí Do Sul ao Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br), objetivando assegurar maior transparência e garantir práticas sustentáveis na gestão.

2. Desenvolvimento Local Sustentável. Nesse tema, proporemos políticas públicas e construiremos parcerias com o setor privado e com a sociedade visando promover uma economia forte a partir do uso sustentável e da conservação dos seus recursos naturais.

3. Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. Os desafios aqui são gigantescos. Precisamos reconstruir o sistema viário urbano e rural, modernizar o transporte, humanizar o trânsito e, ainda, avançar nos investimentos em saneamento básico e habitação de interesse social.

4. Proteção Social. Aqui, o grande desafio será o de ampliar, modernizar e melhorar a qualidade dos serviços na área de saúde pública e da assistência social.

5. Promoção Social. Nesse tema, o desafio será de proporcionar políticas e iniciativas que ampliem as oportunidades de avanço social pelas vias da educação pública de qualidade, da cultura e do esporte e lazer em benefício da nossa população.

6. Saúde para todos. Criar formas que façam com que a saúde pública seja levada a sério desde o seu início, trabalhando nos bairros de forma que a prevenção de doenças e patologias sejam tratadas e acompanhadas desde o início. Humanizar o atendimento à população, buscando parcerias nos tratamentos e exames complexos.