Correio dos Campos

Prefeitura recupera prédio e entrega nova Farmácia Básica e Centro de Reabilitação

13 de junho de 2020 às 18:00
(Foto: Toninho Anhaia/SCPS)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população na última quinta-feira, dia 11, o Edifício Lauro Tonon, espaço que abrigará a Farmácia Básica do Município e ainda um Centro de Reabilitação.

Com investimento aproximado de R$ 500 mil, a administração deu nova vida ao importante espaço que por muitas décadas serviu aos passageiros que chegavam ou deixavam o município.

A recuperação do prédio, sem dúvida, valoriza o entorno da região, especialmente porque o novo edifício, muito belo sob o ponto de vista estrutural, tomou lugar da velha rodoviária com suas portas arrombadas, beirais despencando e o forte odor causado pelas pessoas que usavam o local como banheiro.

De agora em diante, o Edifício Lauro Tonon passará a contar com a Farmácia Básica Jurandyr Marcondes Ribas, unidade que homenageia o saudoso farmacêutico “Jura”, profissional que dedicou a maior parte de sua vida ao tratamento da população piraiense.

O local terá ainda o Centro de Reabilitação Professora Adriane Izidoro, primeiro espaço próprio do gênero que pertence ao Município, onde funcionarão as clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Atendimento

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Cezar Sandrini, o atendimento prestado pela Farmácia Básica e pelo Centro de Reabilitação acontecerá inicialmente com algumas restrições, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e os demais órgãos nacionais da área, em razão da pandemia pelo novo coronavírus.

Na Farmácia Básica serão distribuídos os medicamentos controlados e os que constam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), que são os básicos, enquanto aqueles de componente especializado serão disponibilizados em uma outra farmácia que passará a funcionar em breve.

“A ideia é, com essa farmácia especializada, atender de forma personalizada os pacientes imunodeprimidos em outro ambiente, exclusivo para esse público” explicou o Secretário.

Na outra parte do prédio funcionarão as clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional do Centro Municipal de Reabilitação Física, onde os pacientes serão atendidos em horários agendados para evitar aglomerações.

Funcionamento

Na próxima semana serão convocados os aprovados no Processo Seletivo realizado em fevereiro pela Saúde. Os atendimentos começam tão logo sejam cumpridos os prazos e nomeados os profissionais.