Correio dos Campos

Desempenho de Piraí do Sul no Programa Saúde na Escola fica acima das médias estadual e nacional

3 de junho de 2020 às 19:32
(Divulgação)

IMPRENSA/Piraí do Sul – O resultado do Programa Saúde na escola de 2019 foi apresentado na semana passada, através do Relatório Estadual do programa.

Os números divulgados mostraram Piraí do Sul com 100% de cobertura nas ações gerais, resultado expressivo e acima das médias estadual (77,48%) e nacional (63,82%).

Da mesma forma, na cobertura de ações prioritárias, o município obteve destaque ao empatar com o resultado alcançado pelo Paraná, e por superar a media registrada em todo o Brasil.

Com 80% de cobertura das ações, resultado igual ao do Estado, o PSE Municipal teve boa vantagem em relação aos 54,11% aferidos em relação a cobertura nacional.

Para a coordenadora do PSE no município e Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde, Johanna Ruppert Krubniki: “esse resultado é fruto de um conjunto de ações de uma equipe capaz e comprometida”.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, disse que “… a saúde, como produção social, exige a participação ativa de todos na construção de ações que visam às escolhas mais saudáveis. O PSE possibilita uma maior visibilidade aos fatores que colocam a saúde em risco e desenvolve estratégias para superar os problemas identificados e vivenciados pela comunidade.”

“Resultados como esse é que nos estimulam a ampliar e dar prosseguimento ao PSE no município. Infelizmente, a Pandemia do COVID-19 paralisou as atividades escolares interrompendo o desenvolvimento das atividades do programa nesse período”, emendou o secretário.

O Programa

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino.

As práticas em educação e saúde devem considerar os diversos contextos com o objetivo de realizar construções compartilhadas de saberes, produzindo aprendizagens significativas e ratificando uma ética inclusiva. Desse modo, dimensionando a participação ativa de diversos sujeitos em práticas rotineiras, é possível vislumbrar uma escola que forma cidadãos bem informados e que devem ser compreendidos pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) em suas estratégias de cuidado.

O PSE vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças.

A coordenação do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais, numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados, coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais.

O GTI Municipal é composto por gestores das Secretarias de Saúde e de Educação, representantes das equipes de Saúde da Família e representante dos educadores que atuarão no PSE.