Correio dos Campos

Comerciantes apresentam dúvidas sobre decreto que determinou fechamento de estabelecimentos

21 de março de 2020 às 13:15

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A manhã deste sábado foi bastante confusa para boa parte dos comerciantes de Piraí do Sul. Na dúvida entre abrir ou não os estabelecimentos depois da publicação do decreto que determinou a suspensão do atendimento comercial na tarde de ontem em todo o município, alguns empresários resolveram apostar na sorte e abrirem suas portas.

Segundo eles, o decreto ficou truncado e com pontos que permitem interpretações distintas. Além disso, apontaram os comerciantes, o texto do documento deveria ser didático e mais simples, com explicações claras sobre o quê pode e como deve, no âmbito comercial, funcionar no período dos próximos 20 dias.

De acordo com integrantes da comissão que foi nomeada pelo decreto para fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas pela prefeitura, visitas foram feitas entre a noite de ontem e a manhã de hoje em estabelecimentos que mantinham as portas abertas. “Nesse primeiro contato, passamos orientações e demos mais informações sobre a importância do fechamento do comércio. Depois dessa primeira visita, em caso de descumprimento, aí sim adotaremos as medidas para o fechamento do estabelecimento e a aplicação das sanções previstas pela legislação”.

Dúvidas

Muitos empresários questionaram nesta manhã se poderiam trabalhar fechados em suas lojas, atendendo aos clientes apenas pela porta ou janela do estabelecimento. Além disso, proprietários de óticas procuravam saber se estariam aptos a atender normalmente, amparados pela parte do decreto que liberou o atendimento dos prestadores de serviços na área de saúde.

Donos de borracharia e de pet shops, onde normalmente não existe concentração de pessoas, também questionaram a comissão sobre a continuidade da prestação de seus serviços. Já alguns donos de salões de beleza perguntaram se poderiam trabalhar de forma reduzida e apenas com horário marcado, observando um bom espaço de tempo entre o atendimento entre um e outro cliente, para que todos procedimentos de higienização do local de trabalho fossem providenciados.

Todas essas dúvidas foram levadas pelo Correio dos Campos até a comissão da prefeitura, responsável pelo cumprimento do decreto. Até o fechamento desta matéria a comissão ainda não tinha se manifestado.

Preocupação

Apesar da liberação para o funcionamento de restaurantes e lanchonetes pelo sistema delivery (de entregas na casa dos clientes), algumas pessoas demonstraram preocupação com o funcionamento de restaurantes na beira das rodovias que cortam a cidade.

Segundo elas, esses locais podem servir como ponto de encontro de pessoas, principalmente das mais jovens, já que no perímetro urbano tudo estará fechado.