Correio dos Campos

Santuário de Nossa Senhora das Brotas inaugura gruta

2 de março de 2020 às 19:30
Padre Evandro abençoou e explicou todos itens do novo espaço devocional. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, conta com um novo espaço devocional. A Gruta Mãe das Vocações é o primeiro local da diocese dedicado à santa e foi inaugurado na noite de quinta-feira (27), após a tradicional Missa da Família. O reitor do Santuário, padre Evandro Luis Braun, abençoou e explicou os elementos cristológicos da gruta, fazendo um histórico de sua construção. O padre deixa este mês a condução do santuário, depois de dez anos acumulando as funções de pároco da Paróquia Senhor Menino Deus e de reitor.

De acordo com padre Evandro, no chão, no meio da gruta, existem 12 cerâmicas, sinal da Igreja que começa com os 12 apóstolos, e, essas cerâmicas estão marcadas com os dedos daqueles que participaram da festa do Senhor Menino Deus de 2018, início do ano pastoral, quando foram celebrados os 210 anos do encontro da efígie de Nossa Senhora das Brotas. “Os tijolos utilizados no piso nas laterais e na própria gruta representam cada um de nós, porque cada um trouxe o seu tijolo para construção da gruta. Nas duas paredes laterais, nas 24 cerâmicas estão os nomes de todas as Irmãs Marcelinas, de todas as Irmãs Servas da Misericórdia de Sião e de todos os padres que, ao longo da história, trabalharam e serviram aqui, em Piraí do Sul”, explicou.

Ainda conforme o reitor, na parede ao fundo, junto a imagem da Mãe das Vocações, estão os nomes dos sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos e consagrados nascidos em Piraí do Sul. Segundo padre Evandro, a Mãe das Vocações quer abençoar a todos, “quer ajudar a todos a dizer o seu sim a Deus e ela quer também recompensar e abraçar todos aqueles, lá no céu, que já serviram ou que nasceram aqui”, acrescentou.

O coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional, padre Kleber Pacheco, presidiu a Missa da Família e acompanhou a benção da gruta. A imagem colocada na gruta foi presente da Diocese de Ponta Grossa, já que a imagem que estava no santuário, desde agosto de 2019, seguirá para Ventania, em continuidade a sua peregrinação. “É uma alegria ver todo o trabalho já iniciado pelo meu antecessor, padre Osvaldo Pinheiro, que, agora, está em missão, junto com padre José Nilson (Santos), em Canutama. Surgiu da oração também do padre Osvaldo, do coração da Igreja, esse desejo de espalhar a vocação por todos os lugares. É uma alegria muito grande quando uma paróquia tem em seu território uma gruta dedicada à Mãe das Vocações, onde há possibilidade de chegar para rezar, tanto aqueles que estão em dúvida quanto ao chamado de Deus, as famílias, religiosos…”, comentou, considerando uma bênção as visitas da imagem peregrina às comunidades.

Padre Evandro inaugurou e abençoou seu último local devocional como reitor, deixando um legado de melhorias, investimentos, obras e, principalmente, de evangelização em dez anos à frente do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Emocionado resumiu sua história no santuário com uma única palavra: gratidão. “Gratidão a Deus pela graça que ele me deu de estar aqui, de viver aqui, de festejar aqui, de rezar aqui, de acompanhar as atividades de Piraí do Sul. Uma grande responsabilidade eu sinto de continuar rezando por esse povo abençoado, para que o novo reitor, padre Roberval (Mulhstedt), possa continuar bem a condução desse local tão especial da devoção do nosso povo”

O futuro reitor expressou sua alegria em assumir a missão. “A expectativa é melhor possível para nós sermos, como Nossa Senhora, aquela que diz seu sim, aquela que fez a vontade de Deus, e, aqui estou para fazer aquilo que Deus nos pede: sermos Seus servos. Estou sendo muito bem recebido por todas as comunidades, principalmente, aqui no santuário. Esperem de mim um pai, um pastor, um amigo, que possa guiar e caminhar junto com povo de Deus”, afirmou padre Roberval, que será empossado reitor no dia 8 deste mês. Padre Evandro Braun assumirá a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ponta Grossa, dia 15.