Correio dos Campos

Prefeitura de Piraí do Sul prepara excursão para visita técnica para 21.º Centro Sul Feijão e Milho

21 de fevereiro de 2020 às 12:45
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, abre inscrições para que produtores do município possam fazer visita técnica no 21.º Centro Sul Feijão e Milho que acontece em Ponta Grossa. O ônibus sairá dia 4 de março, às 8h15 minem frente a Emater. O retorno esta, previsto às 16 horas do dia do mesmo dia. O evento é focado na agricultura familiar que atua no plantio de milho e feijão para subsistência da propriedade.

O ônibus da prefeitura conta com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e encerram dia 3 de março, o evento também conta com alimentação. Os produtores interessados podem obter mais informações no telefone e whatsapp da secretaria 3237–1150.

O evento é parceria entre Syngenta, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Emater/Iapar), Embrapa e IAC que focam questões tecnológicas, econômicas e de cuidados com o meio ambiente, segurança e produção de alimentos seguros, assim como no uso de boas práticas na produção, o programa se baseia na geração e na transferência de conhecimento para garantir o aumento da produtividade para os pequenos agricultores.

O secretário de agricultura de Piraí do Sul, João Carlos da Silva Filho (Joãozinho Tropeiro), salienta que é importante deixar o produtor da agricultura familiar sempre bem informado. “A nossa intenção e dar oportunidade ao pequeno produtor e da agricultura familiar para produzir mais e melhor, por isso, é importante leva-lo a encontros assim, onde entram em contato com novos cultivares, recebem noções sobre segurança e manejo adequado para cultivar o milho e feijão.”, destaca o secretário.

O feijão e o milho têm grande importância socioeconômica no Brasil. O feijão é um alimento tradicional e um dos principais componentes da dieta alimentar brasileira. Os grãos desta leguminosa representam uma importante fonte de proteína, ferro e carboidratos na dieta humana dos países em desenvolvimento das regiões tropicais e subtropicais. Apresenta ampla adaptação edafoclimática, o que permite seu cultivo durante todo o ano.

A Região Sul concentra a maior parcela da produção de feijão, que soma quase um milhão de toneladas e representa em torno de 30% do total produzido no País. O milho é uma das culturas mais antigas e o cereal mais produzido no mundo. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, desde a alimentação animal e humano, até a indústria de alta tecnologia.