Correio dos Campos

Com foco no cooperativismo, Sicredi investe em projetos comunitários regionais

28 de janeiro de 2020 às 21:20
(Divulgação)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O expressivo crescimento registrado pelo Sicredi nos últimos anos, tem permitido à cooperativa investir cada vez mais em programas e parcerias regionais que se identifiquem com a visão cooperativista.

Em 2019, a Sicredi Campos Gerais desenvolveu uma série de atividades nesses programas, aliando a responsabilidade da gestão dos recursos dos associados a necessidade de incentivo nos mais variados segmentos.
Programas como o ”Educação Financeira”, que leva informações para que as pessoas saibam administrar cada vez melhor o seu dinheiro, foi apenas um deles. Somente no ano passado, mais de 8.500 pessoas foram impactadas e 40 mil gibis ilustrando o tema foram distribuídos.

Outros dois exemplos explorados pela cooperativa foram os programas “Crescer” e “Pertencer”. Enquanto o primeiro formou 662 pessoas focando na educação cooperativista, levando aos associados um conhecimento mais amplo de sua cooperativa, o segundo integrou os seus sócios, de forma democrática e transparente, nas decisões mais importantes. Ao todo, 13.661 pessoas participaram ativamente do processo decisório em 2019.

Outros programas

O programa “A União faz a Vida” apresenta uma metodologia de ensino que promove a cooperação e a cidadania, contribuindo com a educação integral de jovens e adolescentes. Vinte escolas e 1.500 alunos contaram com este instrumento de transformação da realidade.

Preocupação com o meio ambiente – Desenvolvido para atuar no processo de reciclagem do óleo de cozinha, o programa “Atitude Consciente” possibilitou a correta destinação e tratamento de cerca de 50 mil litros do produto, somente em 2019. Todo esse total foi transformado em sabão, evitando dessa forma a poluição da natureza.

Trabalhado no primeiro sábado do mês de julho, o “Dia de Cooperar” reuniu os colaboradores das agências do Sicredi em toda a sua área de abrangência onde, de forma voluntária, prestaram um dia de serviço como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido em suas comunidades, especialmente os ligados com as áreas mais carentes da população.

Em Piraí do Sul, o evento de julho do ano passado aconteceu no Centro de Integração ao Menor (C.I.M.), entidade de apoio social que reúne mais de uma centena de crianças da cidade.

Valorização da Mulher – Um programa que tem colhido bons frutos dentro da cooperativa é o “Comitê Mulher Sicredi”, espaço destinado às mulheres associadas que são incentivadas a se tornarem líderes na cooperativa e também em suas comunidades.

Já o programa “Liderança Jovem”, como o próprio nome diz, oportuniza o desenvolvimento do espírito empreendedor nos jovens, promovendo o fortalecimento da sua voz e dos seus anseios dentro da cooperativa.