Correio dos Campos

Richard Rasmussen, do Sábado Animal, visita Piraí para divulgar o turismo local

No programa “As Aventuras de Richard no Paraná”, veiculado nas tv’s Cultura e TV Paraná Turismo, muitos destinos turísticos do Paraná vêm sendo mostrados desde que o apresentador assinou contrato com uma das emissoras, em maio de 2019
24 de janeiro de 2020 às 19:30
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Parte do rico turismo de aventura, cultural e religioso de Piraí do Sul foi desvendado pelo apresentador Richard Rasmussen, que gravou nessa semana no município o programa “As Aventuras de Richard no Paraná”, que é transmitido nas tv’s Cultura e TV Paraná Turismo.

O programa gravado na cidade deverá ser veiculado entre o final de fevereiro e a metade de março deste ano. A edição falará sobre o turismo religioso do Santuário Nossa Senhora das Brotas, o turismo cultural, abordando as pinturas rupestres, as aventuras de boia cross no Rio das Cinzas e também sobre as caminhadas e trilhas no Alto da Serra. Além disso, o apresentador gravou em detalhes o preparo da bebida típica piraiense: a cabriúva.

Condecorado com o título de Embaixador do Turismo pela Embratur, em 2019, Richard Rasmussen destacou em sua passagem pelo município que desvendar o Paraná para paranaenses e para o mundo vem revelando belíssimas paisagens e lugares.

“O Paraná, honestamente para mim, foi uma surpresa. Sou acostumado a viajar pelo Brasil e aqui no Paraná tinha algumas falhas, porque eu visitava somente os atrativos mais conhecidos, a exemplo de Foz do Iguaçu, Superagui e alguns outros mais divulgados”, revela o apresentador.

Com o desafio proposto pelo novo trabalho na TV Paraná Turismo, de produzir um programa semanal, Rasmussen e sua equipe tiveram que procurar por novas pautas que fugissem das mais conhecidas. “Que surpresa maravilhosa é conhecer este Paraná. Tem muita coisa linda que merece ser visitada, aqui tem lindas cachoeiras, florestas, canyons, muita natureza que deve ser conhecida e amada para continuar a ser preservada. O programa tem nos dado esta oportunidade de mostrar o potencial turístico que o Paraná possui, isso de forma bem-ordenada, catalogada e recebendo um investimento que certamente proporcionará ao Estado que seja destino de muitos turistas, não só do Brasil, mas de fora também”, revelou.

Em relação a Piraí do Sul, Richard disse ter ficado impressionado com a quantidade de pinturas rupestres existentes na zona rural. “Cada cidade tem sua característica mais evidente e aqui a pintura rupestre se destaca pela quantidade. Tanto que descrevo Piraí do Sul como a terra das pinturas rupestres. Além disso, temos outras atividades que impressionam, como a aventura com o boia cros no Rio das Cinzas, as caminhadas e a observação da natureza no alto da Serra”, comenta Richard, que durante a visita foi acompanhada pela professora, pesquisadora e historiadora Cinara Souza.

Outra atividade que impressionou o apresentador foi o projeto da “Ferrocleta”, uma bicicleta adaptada para andar sobre a linha de trem no quilômetro 12 do Bairro do Joaquim Murtinho. A atividade espera uma autorização da Concessionária Rumo para que possa se transformar em atividade turística.

O presidente do Conselho Turismo de Piraí do Sul e proprietário da Fazenda Cercado Grande, Zeca Fonseca, acredita que a presença do Embaixador do Turismo na cidade irá fomentar e mostrar que Piraí tem potencial que precisa ser explorado comercialmente. “Com a reativação do conselho e mostrando a importância do turismo para os empresários da cidade e população podemos oferecer mais uma fonte de renda por meio do turismo rural e de natureza”, acredita.