Correio dos Campos

Prefeitura de Piraí do Sul faz consulta pública sobre a criação do Parque Natural Municipal Dário Rolim de Moura

Está aberta no site da Prefeitura de Piraí do Sul a Consulta Pública On-line para Criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal Dário Rolim de Moura. A Consulta Pública tem por objetivo apresentar para a comunidade a criação da Unidade de Conservação e os estudos realizados
7 de novembro de 2019 às 15:12
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A Prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, convida todos a participarem da Consulta Pública On-line para Criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal Dário Rolim de Moura. A Consulta Pública tem por objetivo apresentar para a comunidade a criação da Unidade de Conservação pelo Município de Piraí do Sul e os estudos técnicos que foram elaborados. O material estará disponível para download e as sugestões poderão ser feitas pelo formulário no site até o dia 14 de novembro.

Unidade de Conservação é o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, de acordo com a definição presente na Lei Federal n° 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (regulamentação pelo Decreto Federal n° 4.340, de 22 de agosto de 2002).

A criação do PNM Dário Rolim de Moura vem em atendimento ao Termo de Compromisso firmado pelo Município de Piraí do Sul com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, assinado em 24 de outubro de 2016 e publicado no Diário Oficial da União em 16/08/2018 onde foi previsto a realocação e acréscimo de área da poligonal do Plano de Manejo averbado na matrícula n.º 2629 do CRI da Comarca de Piraí do Sul. O Plano de Manejo já estava averbado na matrícula do imóvel na aquisição do mesmo em 2013.

Essa consulta pública é a última etapa para a criação da Unidade de Conservação, que terá uma área de 13,03 ha dentro da zona urbana do município e é classificada como Proteção Integral, portanto se destinando á preservação da natureza e somente admitindo o uso indireto dos seus recursos naturais.

Através da consulta pública, das sugestões encaminhadas pela população após a leitura dos Estudos Técnicos, será possível dar uma finalidade para o imóvel que se encontra ocioso e sofrendo degradação ambiental, além de que assim será possível também desmembrar os terrenos destinados à instalação de empresas.

De a sua opinião neste link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflAq2zvZpoN9y89_9CeIDAMEkmthKw2MDsMsOULTiT80yPUg/viewform