Correio dos Campos

Agentes de Endemias de Piraí do Sul passam por treinamento

O treinamento acontece anualmente, e contempla aqueles que já estão na área e os novos Agentes de Combate às Endemias - ACE
10 de outubro de 2019 às 12:45
(Divulgação/PMPS)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – No período de 2 a 4 de outubro de 2019 na Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul, equipe da 3.ª Regional de Saúde de Ponta Grossa – 3.ª RS/PG, promoveu um curso de capacitação para os novos agentes de endemias recém contratados e uma reciclagem para aqueles que já trabalham no setor há mais tempo.

O curso foi ministrado pelo Coordenador Regional de Endemias da 3.ª RS/PG, Mauro Carvalho Leal, e foram abordados os seguintes temas: Dengue, sinais e sintomas; direitos e deveres dos ACE; o papel do agente de endemias na sociedade; principais arboviroses; técnicas de trabalho a campo; segurança no trabalho e uso de EPIs.

Na sexta-feira, 4 de outubro, foi realizada a parte prática do curso com a identificação e leitura de larvas e mosquitos.

Estiveram presentes, todos os ACE´s e coordenadores e supervisores do Programa de Combate à Dengue no município.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, informa que a Secretaria vem dedicando um olhar especial no Programa, principalmente nessa época em que o verão se aproxima e os riscos relativos à Dengue, Chikungunya e Zika aumentam consideravelmente.

“Estamos nos preparando para melhorar ainda mais o eficiente trabalho desenvolvido no município com muita responsabilidade e profissionalismo pela equipe de Agentes de Combate às Endemias e seus supervisores. Para tanto, a Secretaria adquiriu recentemente equipamentos para realização das atividades de campo pelos ACE´s incluindo bombas costais para aplicação de inseticidas, além de veículo para uso no programa da dengue,” destaca o secretário.

O Cartão de Acompanhamento do Paciente com suspeita de Dengue também foi implantado e será disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde.