Correio dos Campos

Coleta seletiva de materiais recicláveis em Piraí do Sul

Cada um fazendo sua parte, teremos uma cidade mais limpa e o meio ambiente preservado, além de ajudar as catadoras da ACCAMP a obterem renda
6 de setembro de 2019 às 16:26
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul investe na coleta seletiva de materiais recicláveis há anos em nosso município, porém, apesar dos esforços, estamos distantes em atingir os objetivos esperados.

Considerando o baixo volume coletado atualmente, é possível perceber que grande quantidade dos materiais que poderiam ser reciclados, acaba sendo destinada como lixo comum. Sem contar que é visível o descarte irregular de lixo em diversos pontos da cidade e da zona rural, o que pode ser considerado crime ambiental.

Por outro lado, com maior eficiência na coleta seletiva, é possível reduzir a poluição do solo, da água e do ar, melhorando a limpeza da cidade e prevenindo enchentes. Em consequência, teremos a preservação do meio ambiente como um todo, e redução da extração dos recursos naturais.

Importante também destacar, que com a coleta seletiva, existe o aumento da vida útil dos Aterros Sanitários, pois estima-se o potencial de reciclar 30% de todo o lixo coletado em nossa cidade. Esse percentual corresponde a aproximadamente 1.000 toneladas/ano, podendo gerar redução do valor gasto pela Prefeitura com a disposição final no Aterro Sanitário. Somado a isso, ainda existe o benefício econômico e social, pois a reciclagem ajuda diversas famílias a obterem renda através da comercialização destes materiais.

A Prefeitura Municipal, visando aumentar o volume dos recicláveis coletados, e diminuir o descarte irregular, disponibiliza duas opções para que a população seja atendida pela Coleta Seletiva.

A primeira, é a chamada coleta porta-a-porta, executada pela empresa INOVA Ambiental, contratada pelo Município, onde todo o material coletado é encaminhado à separação e posterior comercialização pela Associação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Piraí do Sul – ACCAMP.

A segunda, possibilita solicitar a coleta de grandes volumes de materiais, inclusive sucatas como fogões, geladeiras, eletroeletrônicos, ferro etc., através do caminhão cedido pela Prefeitura para a ACCAMP, sendo essa coleta realizada com rota e horários definidos pelas próprias catadoras. O telefone da Associação é (42) 99967-2682.

Para que a coleta seletiva venha atender aos objetivos socioeconômicos e ambientais, é importante que a população colabore fazendo sua parte. Para reciclar basta separar os materiais recicláveis em um saco ou sacola de cor clara ou mesmo em uma caixa de papelão (lixo seco). Orienta-se lavar as embalagens do tipo longa vida (leite e sucos) e as demais embalagens de alimentos, isso evita a presença de insetos e roedores durante o armazenamento em casa, até o dia da coleta. Embalagens limpas aumentam o nível de reciclagem e valorizam ainda mais os materiais.

Os demais resíduos orgânicos (lixo úmido) e rejeitos (cascas de frutas, restos vegetais, alimentos, papel higiênico, fraldas, embalagens tipo marmitex e copos plástico sujos), e outros que não possam ser reciclados, deverão ser acondicionados em sacos escuros e colocados na frente das casas somente no horário da coleta regular de resíduos domésticos. A população deverá ficar atenta, pois a coleta seletiva é realizada uma vez por semana e de acordo com a rota.

Cada um fazendo sua parte, teremos uma cidade mais limpa e o meio ambiente preservado, além de ajudar as catadoras da ACCAMP a obterem renda.

 

 

ROTA E FREQUÊNCIA DA COLETA SELETIVA EM PIRAI DO SUL
TERÇAS-FEIRA QUINTAS-FEIRA
HORARIO INICIO= 07:30 HRS HORARIO INICIO= 07:30 HRS
Locais Locais
1 – Rua Antenor Sampaio – sentido Cristo 1 – Av. Dr. David Federmann
2 – Núcleo Cristo redentor 2 – Vila Brasilinha
3 – Vila Nossa Sra. Aparecida 3 – Jardim Fidelis Maciel
4 – Vila Paraná 4 – Jardim D. Maria de Lurdes Lubacheski (Jardim Ipê)
5 – Jardim Primavera 5 – Jardim São Lourenço
6 – Vila São Pedro 6 – Jardim Benevenuto Dalcol
7 – Conjunto Victor Cioffi 7 – Itibere
8 – Hospital Municipal 8 – Ronda
9 – Conjunto Victor de Luca (CTG) 9 – Jardim Favoreto
10 – Rua França Viana 10 – Avenida
11 – Três Santas
12 – Conjunto Victor Cioffi de Luca (COHAPAR)
13 – Centro
14 – Colina Santa Marcelina