Correio dos Campos

Secretaria de Saúde realiza oficina de territorialização

O encontro reuniu Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e equipe de planejamento da Secretaria de Saúde para uma oficina de trabalho que teve por tema: Análise da situação e Recomendações para a melhoria da Atenção Primária à Saúde
21 de agosto de 2019 às 14:31
(Divulgação/Toninho Anhaia)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul promoveu um encontro de trabalho na última segunda-feira, com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Na oportunidade foi falado sobre “Entender o processo de Territorialização”, “Sistemas de Informação”, “Reorganização do Trabalho”, “Assistência”, entre outros assuntos do dia a dia das UBS.

O Secretário de Saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini explica que a finalidade desses encontros é desenvolver o planejamento em saúde, com o objetivo de aprimorar o atendimento de saúde nas UBS. “Uma das principais ferramentas do planejamento é conhecer o território. Nessa estratégia, a palavra território significa muito mais que o espaço geográfico, vai além dos limites de uma demarcação de rua ou bairro. É conhecer a realidade de quem vive nessa área, suas crenças, seus costumes, sua cultura, para que desta forma possamos oferecer um serviço público diferenciado, de acordo com as especificidades locais”, descreve o secretário. Informa que a Secretaria tem uma equipe técnica trabalhando com afinco no processo de territorialização. “Numa reunião como essa os profissionais que atuam nas UBS’s trazem as suas realidades, experiências, erros e acertos para que juntos possamos aprimorar o atendimento ao cidadão”, revela Sandrini.

Em breve a Secretaria estará implantando um sistema informatizado para unificar todo o atendimento do município. “O sistema informatizado será mais uma ferramenta para melhorar o trabalho da atenção básica de saúde. Para isso, as equipes de cada unidade de saúde, receberá um treinamento para aprender a operar o novo sistema. Com essa ferramenta será possível o acompanhamento de cada paciente dentro da rede municipal de saúde, facilitando o agendamento de consultas e exames, transporte de TFD, entre outras ações importantes no dia a dia dos usuários dos serviços de saúde. Esse sistema de informatização irá otimizar o fluxo de informações e possibilitar um melhor atendimento ao cidadão.” descreve Julio.

A enfermeira da UBS Marcos Daniel Zanello Milléo, Carla Cristina Iezak, destaca que encontros como esse são importantes por reunir agentes comunitários de saúde, enfermeiros e demais profissionais para avaliar, reformular e aprimorar, aquilo que for necessário. “O encontro foi para aprimorarmos o conhecimento e partilharmos aquilo que vem dando certo nas unidades, mas sempre respeitando as peculiaridades de cada território, pois uma coisa que dá certo em um lugar, pode não dar certo em outro. Outro fator abordado foi a questão do vínculo com a comunidade, entender o cidadão que chega até nós, saber um pouco da sua história, ou seja, prestarmos um atendimento humanizado e melhorar a qualidade vida do cidadão piraiense”, enfatiza a enfermeira.

Para o Secretário de Saúde, “oficinas de planejamento e avaliação dos serviços como essa servem como parâmetro para que as equipes das UBS´s possam fazer mais e melhor aquilo que já fazem bem.”