Correio dos Campos

Peça de teatro apresenta a história da mandioca para crianças de Piraí do Sul

Ao todo 689 crianças assistiram ao teatro apresentado pelo Projeto BuZum. Ônibus que já rodou, em 8 anos, 60% do Brasil falando sobre temas importantes como cultura, bullying, preservação do meio ambiente, e outros
25 de maio de 2019 às 17:12
(Divulgação/PMPS)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – O Projeto “BuZum” realizou apresentações teatrais da peça “Curumim” nos dias 21 e 22 de Maio em Piraí do Sul. As atrações foram realizadas dentro de um ônibus, que ficou estacionado na parte externa do Ginásio Samuel Milléo. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Educação, 689 crianças do Ensino Infantil e Fundamental I assistiram as sete sessões da peça durante os dois dias.

Durante os 20 minutos de teatro, os bonecos contam a história da mandioca, como ela surgiu e como salvou da fome os Curumins, mostrando de forma muito didática e divertida as tradições indígenas.

Segundo as crenças, tanto as plantas como os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos. “Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

A professora, Jaqueline Izidoro, achou a iniciativa maravilhosa e gostaria que englobasse as demais turmas também. “É muito rico em matérias e coisas diferentes, seria bom para todos.”, disse.

O projeto fornece material pedagógico para os professores trabalharem os temas em sala de aula, e os alunos receberam um encarte com um teatro de papel para criarem as suas próprias histórias, além de um gibi.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Em parceria com a CCR o Buzum! Já percorreu mais de 250 MIL QUILOMETROS, realizando mais de 9.500 sessões, de seus dez espetáculos em repertorio, para aproximadamente meio milhão de pessoas.