Correio dos Campos

Vigilância Sanitária encontra dois macacos mortos na região da Roseta

Um macaco adulto e um filhote foram encontrados já em avançado estado de decomposição; situação dos animais impediu a retirada dos órgãos que normalmente são enviados para análise clínica
7 de maio de 2019 às 20:45
(Fotos: Vigilância Sanitária de Piraí do Sul)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Vigilância Sanitária de Piraí do Sul voltou a procurar pelo animal encontrado morto durante o final de semana na região rural de Piraí do Sul e que, inicialmente, teria sumido do local aonde foi visto.

Segundo os técnicos da Saúde, a informação inicial de que o macaco tinha sido localizado no bairro Francisca Leme estava equivocada. Na verdade o animal foi visto em uma propriedade do bairro Roseta, apenas próximo a Francisca Leme.

Os responsáveis pela Vigilância informaram ainda que na manhã desta terça (07) foram até a localidade e encontraram não apenas um, mas sim dois animais mortos, sendo um adulto e um filhote com pouca idade.

Devido ao avançado estágio de decomposição dos macacos, o material que normalmente é coletado nesses casos não pôde ser retirado. Os técnicos lamentaram a demora desde o momento da informação do caso, no domingo a noite, até o horário que os animais foram encontrados. Segundo eles, isso acabou impedindo que os sete órgãos que são retirados e enviados para análise clínica pudessem ser aproveitados.

Diante disso, explicaram, restou apenas a identificação das coordenadas de onde os animais foram encontrados. Essa informação é repassada para a Vigilância Estadual, que monitora as áreas onde existe maior risco de circulação do vírus da febre amarela.