Correio dos Campos

Conferência Municipal de Saúde de Piraí do Sul foi um sucesso, avalia secretário

Segundo o Secretário de Saúde, o evento foi algo nunca visto, nunca teve uma Conferência de Saúde com tanta gente e principalmente com tantos representantes das comunidades
27 de março de 2019 às 17:07
(Divulgação / Secom)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – Aconteceu na última sexta-feira, 22, a XIV Conferência Municipal de Saúde de Piraí do Sul. O evento é considerado o maior e mais importante da saúde. O tema da edição de 2019 foi “Democracia e Saúde”.

A conferência foi realizada no Rotary Clube do município e a cerimônia de abertura contou com uma palestra do Promotor de Justiça, Antônio Basso Filho, juntamente com o secretário municipal de Saúde. O Prefeito Municipal, José Carlos Sandrini, também esteve presente. Os participantes foram orientados quanto a formulação das propostas, que devem respeitar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam ser executadas dentro da realidade e serem incluídas no Plano Municipal de Saúde.

Durante o evento foram tratados sobre manutenção preventiva e corretiva da estrutura predial e dos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde. Alternativas para estabelecer um protocolo sobre às urgências em saúde mental, criação de convênios, Farmácia Básica, sistema de atendimento, implantação de plano de carreira para servidores, contratação de médicos, entre outras demandas foram tratadas na XIV Conferência Municipal de Saúde.

Na oportunidade também foram escolhidos os usuários que compõe o Conselho de Saúde. Uma delas é Marinalva Peralta Farias que achou de grande relevância o evento e a oportunidade de ter a voz ativa dentro de um segmento público tão importante, segundo ela, mais pessoas deveriam participar para que tivessem mais conhecimento sobre seus direitos.

Marinalva ressalta a importância do secretário, Júlio Sandrini, ter esclarecido o funcionamento do Sistema Único de Saúde, como o agendamento de consultas. Além de explicar outras questões, “isso foi muito interessante para mim, tinham muitas questões que eu não sabia e acredito que foi produtivo para todos, que assim como eu, são leigos no assunto.”, conclui.

Para a também integrante do conselho, Regiane Clélia Ianke, o encontro foi benéfico. “Foi possível tirar várias conclusões. Sobre as propostas feitas, todas são necessárias e as três votadas, esperamos que logo sejam resolvidas”, disse.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Júlio Sandrini, o ponto mais positivo de todo o evento foi a participação da popular. “Foi algo nunca visto, nunca teve uma Conferência de Saúde com tanta gente e principalmente com tantos representantes das comunidades. A estratégia de fazer as pré-conferências nas UBS estimulando e estendendo a importância da participação popular no controle social do SUS foi muito bacana, ainda mais em uma conferência que discutia o assunto “democracia e saúde”, são duas coisas que precisam estar juntas.”.

“A população se sentir motivada para estar lá um dia inteiro discutindo essas políticas públicas, dando opinião e realmente reivindicando suas necessidade diárias, já que ninguém melhor que o próprio usuário para avaliar e dizer o que precisa, foi muito gratificante e ajudou na construção das propostas para as melhorias no setor”, finaliza o secretário.

Agora, ainda neste semestre as propostas serão levadas e discutidas de forma estadual e em seguida, para discussão em nível nacional.