Correio dos Campos

Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos é colocado em prática em Piraí do Sul

Prefeitura inicia projeto de castração de cães de rua; depois do procedimento cirúrgico, animais vão receber um chip e ficarão disponíveis para adoção
20 de dezembro de 2018 às 20:47

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Prefeitura de Piraí do Sul coloca em prática o Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos, o projeto nasceu em 2014, porém, só agora entrou em atividade. O programa é de longo prazo com o objetivo principal de promover o controle populacional e de zoonoses no município, através dos métodos de educação em saúde e meio ambiente, castração e guarda responsável.

Este projeto foi concebido tendo como base as experiências de outras instituições de diversas localidades no país e serve como referência no sentido de promover, através do controle populacional de animais, um equilíbrio entre a saúde pública e o bem estar animal, respeitando os critérios técnicos, os preceitos éticos e os princípios da moralidade e da eficiência.

No ano de 2014 foi realizada uma estimativa pelas Agentes Comunitárias de Saúde do número de cães no município, chegando a uma população de 3.494 cães (três mil, quatrocentos e noventa e quatro animais) domiciliados/semi-domiciliados. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, nos países emergentes, a proporção média varia de 1:10 a 1:6, ou seja, cerca de 10,0 a 16,7% da população humana. Fazendo a relação da população canina com a população humana (área urbana) foi obtido uma proporção de aproximadamente 22%.

A veterinária do município Lorena Sguário Cobbe, explica que o projeto é realizado em parceria com a Ong, Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul, “APAAPS”. Associação é responsável por fazer a triagem, captura dos animais que podem ser cães comunitários, ou cães errantes.

A veterinária também explica que outras secretarias estão envolvidas no projeto. “A gestão do projeto também envolve as Secretarias Municipais de Agricultura e Abas-tecimento; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Saúde; Educação e Planejamento. O município acompanha a triagem dos animais selecionados para o programa, sendo realizada uma ficha cadastral de cada animal, contendo foto do animal, número do microchip que o animal receberá e fiscaliza os serviços contratados pela clínica veterinária responsável por prestar os serviços de pré, trans e pós-operatório nos animais.”, explica.

A prefeitura não tem estrutura para atender o projeto e por isso fez uma licitação e contratou uma clinica para realizar as castrações. “A prefeitura contratou a empresa Word Vet, por meio de uma licitação. Portanto, esta clínica irá realizar o procedimento cirúrgico pelo município não dispor de estrutura física, será realizado 69 esterilizações de fêmeas caninas e 10 esterilizações de machos caninos pelo método OSH (ovario-salpingo-histerectomia) e Orquiectomia somando um total de 79 (setenta e nove animais) fêmeas e machos. Estes animais serão levados para Ponta Grossa onde serão operados em um centro cirúrgico homologado pelo Conselho de Medicina Veterinária”, descreve a veterinária Lorena.

ADOÇÃO – A veterinária explica que após o procedimento cirúrgico os animais seguem para adoção e ficam disponíveis por sete dias, caso não sejam adotados, serão soltos em seu local de origem. “Após o procedimento cirúrgico, ainda na clínica, o animal será chipado para efetivar o cadastro do animal. A implantação é feita por via subcutânea na região dorso-caudal do pescoço. Isso ajuda no controle deste animal e seu histórico, pois assim, o município pode acompanhar se este animal já foi castrado ou tenha sido abandonado novamente.”, explica a Lorena.

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO – A prefeitura irá em 2019 realizar um tra-balho de educação e conscientização para guarda responsável nas escolas municipais. A proposta é levar palestras sobre o bem estar animal e terão como apoio didático um Gibi mostrando os principais cuidados com os animais. “O trabalho nas escolas será realizado em 2019 a nossa intenção é chegar ao maior numero possível de pessoas e falar sobre guarda responsável e mostrar os cuidados necessários que um animal precisa.”, relata Lorena.

Com a medida em prática a prefeitura espera, Alcances sociais, políticos e econômi-cos, entre eles, o controle populacional, evitando o aumento do número de animais errantes ou abandonados. Evitar agressividade de bandos de animais acompanhando fêmea no cio. Diminuir o risco de transmissão de doenças/zoonoses. Diminuir pro-blemas de contaminação ambiental. Com estas ações provavelmente terá a diminui-ção da população de cães. Pois, uma fêmea, adultas que tenham duas crias/ano com média de 5 filhotes/cria: menos 350 animais.

QUER ADOTAR? – Veja os animais disponíveis no Facebook da Prefeitura de Piraí do Sul, ou da Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul, “APAAPS e também pelo fone (42) 9.9163-8450.