Correio dos Campos

Prefeitura abre a Sala do Microempreendedor Individual (MEI)

Atualmente em Piraí do Sul existem mais 900 empreendedores cadastrados que agora podem se dirigir a Sala do Empreendedor para realizar diversos serviços, entre eles, acesso a internet, emissão nota fiscal, capacitação, acesso à crédito diferenciado, entre outros
12 de dezembro de 2018 às 19:00
(Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – Foi inaugurado pela Prefeitura de Piraí do Sul a Sala do Empreendedor, um espaço destinado ao Microempreendedor Individual (MEI). A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Ali o empreendedor poderá pedir a abertura de sua empresa e regularizar a atividade informal, além de oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais.

Atualmente no município existem mais 900 empreendedores cadastrados que agora podem se dirigir a Sala do Empreendedor para realizar diversos serviços, entre eles, acesso a internet, emissão nota fiscal, capacitação, acesso à crédito diferenciado, entre outros.

O consultor do Sebrae, Marlon Farias, destaca que a sala é um importante marco para Piraí do Sul, pois agora poderá dar atendimento ao Microempreendedor Individual. “São empresas que faturam até R$ 81 mil por ano e podem até ter um funcionário. O Sebrae é um incentivador desta causa, através de cursos e consultorias e apoio a criação de salas destinadas para estes empresários.”, revela Marlon. O consultor salienta que em Piraí do Sul, são 903 empresários cadastrados que prestam serviços dos mais diversos. “São postos de trabalhos importantes, apesar de não aparecerem no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Se levarmos em conta que estes empreendedores podem ter mais um funcionário, temos portanto, 1800 empregos e se consideramos que eles podem envolver os familiares, podemos dizer que este número pode chegar até 2 mil pessoas envolvidas com algum tipo de renda.”, revela Marlon.

A secretária do Trabalho, Emprego e Promoção Pessoal, Maria de Fátima Skora Gonçalves, explica que a SETP detectou a necessidade e por isso trabalharam junto ao Sebrae para atender este segmento do mercado. “Agora depois da sala aberta, iremos trabalhar para contactar estes empresários e oferecer-lhes cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Pois incentivar este empresário é também uma forma de gerar emprego, portanto, incentivando o trabalhador informal a virar um MEI ele terá seus direitos preservados. Assim, ele poderá progredir na sua profissão com cursos, captação de créditos, entre outros benefícios que a sala irá oferecer”, revela a secretária.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Piraí do Sul, José Assis Prestes Laroca, salienta que a sala era um pedido antigo e que agora se tornou realidade. “Nos últimos anos isso não funcionou e agora temos a sala aberta e atendendo o Microempreendedor e tem tudo para dar certo. Deixamos a porta da ACIPIS aberta para estes empresários, pois precisamos ter uma união de todos neste setor. Na associação eles podem ter vários benefícios entrando como sócio, entre as vantagens podemos citar, convênios com a universidades, planos médicos, odontológicos, entre outros.”, explica Laroca.