Correio dos Campos

Atletas da Apisa conquistam campeonato Sul-Americano de Orientação

Representando o Brasil, atletas voltam do Uruguai com três ‘ouros’ na bagagem
13 de novembro de 2018 às 16:55
(Fotos: Arquivo Pessoal)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A cidade de Minas, localizada na Província de Lavalleja, no Uruguai, sediou entre os dias 8 e 11 de novembro, a edição 2018 do SAOC (South American Orienteering Championships) – Campeonato Sul-Americano de Orientação.

Depois de 3400 quilômetros de viagem e três dias de provas duríssimas, os três atletas da Apisa (Associação de Piraí do Sul de Atletismo) voltaram para o Brasil com expressivos resultados na bagagem.

Os irmãos Gabriel Olímpio Ferreira e Emanuel da Silva Ferreira venceram, respectivamente, as categorias H16 e H18 da competição, tornando-se com o triunfo os atuais campeões sul-americanos da modalidade.

Provas

O Sul-Americano começou oficialmente na sexta-feira, dia 9, com a disputa do percurso longo. Ao superarem todos os adversários do dia, os irmãos Ferreira venceram a etapa e garantiram vaga na final A de suas categorias.

No sábado (10), quando os atletas foram colocados à prova no percurso ‘sprint’ (rápido), Gabriel Olímpio novamente voltou a vencer, garantindo a primeira de suas duas medalhas de ouro dentro da competição.

Na mesma prova, porém na categoria H18, Emanuel recebeu uma penalidade e acabou não pontuando.

A grande decisão do Sul-Americano aconteceu no último domingo (11), quando novamente a o talento dos dois garotos foi determinante para que eles vencessem pela segunda vez as provas de suas categorias.

Na soma dos resultados, Gabriel e Emanuel garantiram mais duas medalhas de ouro para o atletismo brasileiro.

Participação

Correndo na categoria H40 do Sul-Americano, o pai dos garotos, Clederson Josué Ferreira, também voltou para o Brasil com um bom resultado.

Competindo com experientes atletas de diversos países, Josué encerrou a competição na quarta posição geral de sua categoria, e como o quinto melhor colocado no percurso rápido (Sprint).

Retorno

Os atletas chegaram em Piraí do Sul perto das 7 horas da manhã desta terça-feira, depois de mais de 24 horas de estrada desde o Uruguai.

Segundo os atletas, a preparação para as próximas competições começará ainda na tarde de hoje.