Correio dos Campos

Com previsão de R$ 78 milhões, Piraí do Sul apresenta LOA 2019

Audiência Pública foi realizada para discutir a Lei Orçamentária Anual - LOA 2019. O evento foi realizado no Salão Nobre do Paço Municipal Ramis Gabriel Cury
30 de outubro de 2018 às 21:11
(Toninho Anhaia)

Toninho Anhaia/Piraí do Sul – A Prefeitura de Piraí do Sul realizou audiência pública para apresentar a Lei Orçamentária Anual – LOA 2019. A Audiência Pública foi realizada no Salão Nobre do Paço Municipal Ramis Gabriel Cury, na tarde de quinta-feira, dia 25 de outubro.

O evento foi coordenado pelo contador e controlador geral do município Neuton Prestes, ele explica que a audiência é muito importante para atender os anseios da comunidade, pois este é o momento em que se elabora o orçamento do município que será executado no exercício de 2019. “Este é o momento da participação do munícipes para de tomada de decisões, visto que o executivo só poderá executar os projetos que foram planejados e incluídos na Lei Orçamentaria Anual LOA 2019, que apresenta a estimativa de receita prevista na LOA 2019, no montante consolidado de valor de R$ 78 milhões de reais, com despesa fixada no mesmo montante, subdivididos em 4 milhões para o Legislativo Câmara Municipal, 5 milhões para o Fundo de Previdência e 69 milhões para o executivo atender todas prioridades da Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura e Administração em Geral.
No mês de setembro nós apresentamos a ‘Lei de Diretrizes Orçamentaria’ LDO 2019, já em análise na Câmara desde 30/09/2018, onde foram em Audiência pública anterior (LDO 2019), foram discutidas as prioridades, diretrizes e metas para a elaboração da Loa 2019, inseridas e contempladas para execução da despesa na LOA 2019. Por isso, nas Audiências Publica, é o momento onde O Executivo Municipal, Prefeitura da voz para ao contribuinte, vereadores, secretários e a população em geral, para atuarem juntos e definirem prioridades, para onde serão aplicados os recursos do município. ”, explica Neuton Prestes.

O contador e controlador salienta que agora o projeto da LOA 2019 e seus anexos serão encaminhados para apreciação do Legislativo, da Câmara Municipal, até o dia 31 para que os vereadores possam analisar. “Agora, depois de aprovado em audiência vamos apresentar este trabalho para os vereadores analisarem e aprovado estas ações podem ser executadas em 2019.”, descreve o Neuton Prestes.