Correio dos Campos

Encontro de políticas sobre drogas teve avaliação positiva

14 de agosto de 2018 às 20:05
Foto: Guilherme Pedroso/CMPS

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A Câmara Municipal de Piraí do Sul recebeu na tarde desta terça-feira (14) o palestrante Carlos Weber, experiente e premiado profissional que tem visitado todo o Paraná para falar sobre a importância da construção da rede de serviços relacionada às políticas públicas sobre drogas.

Participaram do evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, diversos segmentos da sociedade piraiense. De acordo com os organizadores, um público de cerca de 80 pessoas lotou a sede do legislativo.

Representantes do Executivo, CAPS, CRAS, CREAS, Educação, Conselho Tutelar, CMDCA, de diversos conselhos e representantes de igrejas participaram do encontro que foi a terceira tentativa local de se estabelecer a rede de serviços para atuação dentro da área no município.

Antes disso, em 2017, em outras duas oportunidades já havia sido tentado o mesmo, porém, sem sucesso. Tanto na primeira oportunidade, com a participação dos Irmãos Venâncio, quanto na segunda, quando Piraí do Sul sediou o encontro regional do Centro de Integração Social de Políticas Públicas sobre Drogas, as ações foram frustradas pela baixa participação popular e pela ausência de representantes ligados ao setor.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maricelso Ribeiro, o encontro de hoje acabou tendo um resultado diferente das duas ações anteriores. Segundo ele, o evento foi positivo e a participação até mesmo superou as expectativas.

“Embora a participação da prefeitura não tenha sido a ideal, podemos dizer que ela foi boa. Tivemos dois secretários municipais participando do evento e ainda representantes de diversos órgãos da administração, assim como da sociedade civil organizada”, disse.

“Como a proposta era de construir a rede com base no diálogo, deixando as vaidades de lado e tendo a consciência que políticas públicas sobre drogas não se constroem sozinhas, mas em conjunto, entendo que esse foi um primeiro passo para que as coisas comecem a caminhar de agora em diante. Prova disso é que o Dr. Carlos (Weber) deverá retornar à Piraí em breve, mas dessa vez para conversar diretamente com os estudantes da cidade, usando outro tipo de abordagem”, avaliou Maricelso.