Correio dos Campos

Câmara apresenta proposta para tentar resolver impasse do transporte universitário

28 de julho de 2018 às 12:31

COMUNICAÇÃO/CMPS – A Câmara de Vereadores de Piraí do Sul se propôs a repassar recursos de seu orçamento para tentar auxiliar o transporte estudantil universitário gratuito até o fim do ano. A sugestão foi apresentada aos estudantes em reunião realizada na noite da quinta-feira, 26, encontro que contou também com a presença do promotor de justiça da Comarca, Antônio Basso Filho.

A proposta dos vereadores é devolver parte da economia da Casa ao Executivo, para que sejam ajustadas as prioridades do município. De acordo com o vereador Márcio do Gás (PMB), presidente da Câmara, a ideia pode solucionar de forma emergencial o programa, já que os contratos do serviço foram encerrados no mês de junho.

– “Conversei com todos os vereadores e entramos num consenso. Se o problema é o recurso, nós temos a economia da Câmara, e nós poderíamos repassar. Daria para readequar as creches (CMEI) e pagar o semestre dos estudantes”, explicou.

O presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Piraí do Sul (AEPS), Beto Izidoro, valorizou a iniciativa dos vereadores. A intenção da associação, segundo ele, é discutir já na próxima semana as alternativas levantadas na reunião.

– “Dá para ver a vontade dos vereadores em ajudar. A gente fica feliz (pela proposta), mas só torna preocupante saber se o Executivo vai aceitar ou não. Na segunda-feira vamos marcar mais uma reunião com o prefeito, convidar os vereadores, para chegarmos juntos em um acordo”, expos Izidoro.

Nenhum representante da Prefeitura Municipal esteve presente no encontro. Já o Ministério Público (MP), através do promotor Antônio Basso, fez vários esclarecimentos aos participantes e defendeu a hipótese de que o Poder Público deve estudar um novo modelo de transporte universitário.

A classe estudantil participou ativamente dos debates. Mais de 70 estudantes estiveram na Câmara onde direcionaram importantes indagações ao MP e aos vereadores.