Correio dos Campos

Aliel cobra solução para transporte de alunos em Piraí do Sul

560 estudantes de cursos técnicos e universitários estão sem transporte.
10 de julho de 2018 às 09:20

COM ASSESSORIAS – A Associação de Estudantes de Piraí do Sul se reuniu na manhã desta segunda-feira, 09, com o deputado federal Aliel Machado (PSB), no escritório regional do parlamentar em Ponta Grossa, para buscar ajuda para um impasse envolvendo os estudantes universitários e de cursos técnicos. Mais de 560 alunos piraienses, matriculados em cursos técnicos, tecnólogos e universitários fora da cidade estão sem o transporte gratuito que era fornecido pelo município. O benefício foi cortado após recomendação do Ministério Público.

No dia de hoje 150 estudantes de cursos técnicos, que não estão em férias, perderam aula porque, segundo o presidente da Associação dos Estudantes, Beto Izidoro, o transporte foi suspenso sem aviso prévio. “Não houve nenhuma reunião e a associação não pode se preparar para o que estava acontecendo”, disse ele. No dia 23 de julho as aulas dos outros cursos recomeçam e a preocupação da associação é que todos os 560 estudantes fiquem sem transporte para as cidades de Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva e Arapoti.

Na semana passada o parlamentar, que é vice presidente da Comissão de Educação em Brasília, se manifestou na Câmara dos Deputados sobre o assunto e pediu agilidade no processo de licitação por parte da prefeitura. Aliel pediu também que haja um entendimento junto ao MP e o Tribunal de Contas, para que, em caráter emergencial encontre-se uma alternativa e os estudantes não fiquem desamparados. “Eu já conversei com o prefeito José Carlos Sandrini (PHS) e com a vice-prefeita Ludi Castanho (PSB) para que se encontre uma solução. Inclusive destinei uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para a Educação para que a prefeitura de Piraí do Sul possa cumprir com suas obrigações no ensino infantil, um dos problemas apontados pelo MP na recomendação para suspender o transporte”, reforçou Aliel.

Apesar de reconhecer que o transporte para universitários, por lei, não é obrigação do município, o deputado afirma que o corte do serviço é muito prejudicial. Aliel destacou a necessidade de dar um incentivo aos jovens de Piraí do Sul para que busquem conhecimento em outras cidades e retornem com formação, para aplicar no desenvolvimento do município. “Piraí tem um baixo índice de desenvolvimento humano e a juventude tem poucas perspectivas. Eu me coloquei a disposição para, como integrante da Comissão de Educação, ajudar a intermediar uma conversa com o Tribunal de Contas, para fazer uma audiência pública e chamar todos os envolvidos para tentar resolver esse problema que depende do bom senso de todos os responsáveis”, disse ele.

O impasse

O convênio com a empresa que faz o transporte universitário foi cortado e o contrato não foi renovado por recomendação do Ministério Público. O MP exige que a prefeitura de Piraí do Sul amplie número de vagas nos Centros Municipais de Educação infantil (CMEI) para atender as crianças de zero a quatro anos. Na última quinta-feira foi anunciada a abertura de 90 novas vagas já para o dia 16 de julho. Mas ainda assim o déficit na educação infantil do município permanece e faltam 80 vagas para zerar a fila de espera.