Correio dos Campos

Câmara busca informações sobre “feira de roupas itinerante”

15 de maio de 2018 às 15:33

COMUNICAÇÃO/CMPS – O setor comercial de Piraí do Sul esteve em debate na Câmara Municipal. Nesta semana, a Casa aprovou a proposta do requerimento nº 028/2018 que questionou a instalação da chamada “Feira do Brás” na cidade. A sessão contou com a participação de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Piraí do Sul.

Requerimento

A matéria foi assinada pelo vereador Luciano Solek (PSB) e será destinada ao Chefe do Poder Executivo. A redação pede informações sobre a feira de roupas e acessórios promovida no último fim de semana por comerciantes de São Paulo.

O vereador indaga se a Prefeitura fez a expedição de alvarás e se os feirantes cumpriram com outros requisitos legais para a venda de mercadorias no município. A ideia é saber se o Poder Executivo reconhece o evento e se a feira passou por algum tipo de fiscalização.

Associação Comercial

“Infelizmente a vinda da Feira do Brás (pela segunda vez) veio a culminar com uma certa revolta. Justifica-se essa revolta. Porque nós somos tributados do amanhecer ao anoitecer e dormimos com os nossos impostos embaixo do travesseiro”, defendeu o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Piraí do Sul, José Assis Laroca, ao usar a tribuna.

Conforme Assis, o comércio local é responsável por 62% dos postos de trabalho do município. Por isso, segundo ele, é lícito que os comerciantes sejam protegidos pelo Poder Público com ações e leis que promovam a justa concorrência.

“Algumas leis regionais já limitam os ambulantes. Nós vamos fazer um compacto dessas leis para que a gente inclua ao plano diretor e às legislações do município. Pode soar antipático, mas é a única forma de preservar o nosso comércio”, justificou Assis.

O vereador Marcio do Gás (PMB), presidente da Casa Legislativa, colocou a Câmara ao dispor dos empresários para discutir novas propostas ao setor. “Nós estamos à disposição dos comerciantes. É justo que os empresários participem e opinem para que possamos aperfeiçoar a nossa legislação”, expôs.