Correio dos Campos

Voluntários plantam flores e fazem limpeza na Praça José Avais

Ação ambiental e social foi realizada pelo Projeto Exercita Piraí.
1 de maio de 2018 às 12:18

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Integrantes do Projeto Exercita Piraí realizaram mais uma ação ambiental e social na cidade durante a tarde de sábado, dia 28, dessa vez na Praça José Avais, em frente à igreja de São José Operário.

Dentro do calendário anual do projeto, que conta com pelo menos uma ação do gênero mensalmente, a atividade contou com a participação de 15 pessoas, dentre as quais duas crianças.

A praça recebeu limpeza e o plantio de 75 mudas da espécie Boca-de-leão, flor bastante utilizada em canteiros e praças por durarem bastante tempo, além de exigirem pouca manutenção e por reagirem bem aos períodos de baixa temperatura.

De acordo com o engenheiro florestal Kleber Sampaio, responsável pelas ações ambientais e sociais do projeto, a ação visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, embelezando a cidade através da limpeza e do plantio de mudas em diversas regiões do município.

O engenheiro contou à reportagem que muitas embalagens plásticas e centenas de ‘bitucas’ de cigarro foram recolhidas durante a limpeza. De acordo com Sampaio, o projeto espera com a ação que as pessoas que frequentam o local o mantenham limpo, preferencialmente usando as lixeiras instaladas por toda a praça.

“Numa época em que se cobra tanto dos poderes públicos municipal, estadual e federal, precisamos ter consciência que a mudança para uma cidade melhor e mais bonita pode muitas vezes estar naquele papel que poderíamos guardar no bolso até encontrarmos uma lixeira, mas que preferimos lançar ao chão”, diz o engenheiro.

“Precisamos cuidar do meio ambiente, daquilo que é nosso. Essa mudança cultural, às vezes muito simples, pode contribuir para um futuro melhor. Por isso insistimos nessas ações que continuarão acontecendo todos os meses”, finalizou.