Correio dos Campos

Cooperjovem – Redação de aluna piraiense fica entre as 39 melhores do Paraná

Cerimônia de premiação do concurso promovido pelo Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – aconteceu entre os dias 26 e 27 de abril, em Caiobá, no litoral paranaense.
27 de abril de 2018 às 21:17

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Trinta e nove alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental de todo o Paraná estiveram em Caiobá entre ontem e hoje (dias 26 e 27), participando do evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SescooP), em parceria com as cooperativas do estado e as secretarias municipais de educação.

Uma das redações escolhidas para a grande final do prêmio foi escrita numa sala de aula do Bairro Capinzal, na Escola Rural Municipal Eurides Martins, pela aluna do 5º ano, em 2017, Daniela Ferreira Flügel.

Acompanhada dos pais, Cezar e Alexandra, das professoras Aline de Almeida e Solange Flügel, diretora e ex-diretora da escola, e da coordenadora pedagógica Márcia Salete Esquelbeck, a estudante piraiense participou da cerimônia que reuniu os melhores trabalhos de todo Paraná.

O concurso – Na etapa municipal, cada uma das escolas da cidade escolheu as três melhores redações nas turmas de 4º e 5º anos.

Os trabalhos escolhidos nessa fase foram endereçados para a Cooperativa Castrolanda que, com uma banca composta por seus colaboradores, elegeu os três melhores textos da região para participarem da etapa estadual.

As cinco melhores redações do Paraná foram premiadas na cerimônia que aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) no Sesc Caiobá, no litoral paranaense.

Desempenho – Apesar de a redação da estudante piraiense não ter se classificado entre as 5 finalistas, a Assessora de Cooperativismo da Castrolanda, Roselia Gomes da Silva, enalteceu a participação piraiense no projeto que, segundo ela, tem sido bastante satisfatória.

“O trabalho desenvolvido em Piraí do Sul tem sido bastante satisfatório, bem a contento e por isso mesmo acreditamos que tem tudo para efetivar a cooperação nas comunidades escolares. Cremos também que através do PEC (Projeto Educativo Cooperativo), em breve, as escolas tenham uma importante ferramenta instalada e que retorne em benefício na melhoria da educação, como um todo, além da própria participação da comunidade nas escolas”, disse.

O Cooperjovem – O projeto desenvolvido pela Castrolanda em Piraí do Sul tem como objetivo despertar nos educadores e educandos uma consciência sobre cooperação, auxiliando na organização e desenvolvimento de projetos nas escolas, através do desenvolvimento de uma metodologia educacional cooperativa e da compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica.