Correio dos Campos

Confusão de datas ainda marca história do aniversário de Piraí do Sul

Correio traz um pouco da história piraiense para desmistificar um erro histórico que deve ser corrigido – ou ao menos explicado.
24 de abril de 2018 às 19:23
Brasão do município traz a inscrição: “5 de Março de 1881”.

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O que mais se viu durante o feriado municipal desta segunda-feira, 23 de abril, em Piraí do Sul, foram mensagens alusivas ao aniversário daquele que, de acordo com muitas pessoas, seria o septuagésimo segundo do município.

A celebração pela data tomou conta das redes sociais, tendo, inclusive, contado com manifestações de políticos da região e do estado que cumprimentavam a cidade pelos seus 72 anos de existência.

Em meio ao clima de satisfação e orgulho por fazer parte da história piraiense, pessoas manifestavam também sua insatisfação pela ausência das festividades que ao longo das últimas décadas marcaram os meses de abril de cada ano.

Tudo isso seria absolutamente normal se a cidade realmente estivesse completando seu aniversário ontem. Como não estava aniversariando, como comprova a história, os equívocos foram se multiplicando ao longo de todo o dia, aumentando ainda mais a confusão entre as datas comemorativas de Piraí do Sul.

Pensando nisso, o Correio dos Campos foi a campo neste dia 24 para trazer alguns detalhes importantes sobre o tema.

O que diz a história

A história da criação do município de Piraí do Sul, inicialmente denominada como Vila do Pirahy, completou 137 anos de existência no último dia 5 de março.

Criada através da Lei 631, de 5 de Março de 1881, pelo Presidente da Província do Paraná, João José Pedrosa, com a denominação de Vila do Pirahy, a nova cidade foi desmembrada de Castro, mesmo a Comarca tendo permanecido, a partir dali, por mais de 65 anos de forma conjunta com o município vizinho.

Apesar de criada nessa data, sua instalação oficial aconteceu apenas no dia 24 de julho do ano seguinte, em 1882, oportunidade em que a Primeira Câmara Municipal, cuja formação foi indicada pela Comarca de Castro, foi empossada.

Assumiram o cargo os vereadores Diogo Lopes dos Santos (Presidente, com função equivalente a de prefeito), Joaquim José Bueno (Vice-Presidente), Mariano Carneiro de Mello, Joaquim José Bueno e Alfredo Moreira Ribas, tendo como suplentes Francisco de Paula Carneiro do Amaral e João Vicente Leite Sampaio.

A Comarca

Em 23 de abril de 1946, portanto, há exatos 72 anos e um dia, Piraí do Sul viu instalada a sua própria Comarca, fato que possibilitou ao município tratar das demandas judiciais dentro de seus próprios limites, de forma independente e com maior atenção aos processos que passaram a ser de sua responsabilidade.

Mas e como explicar a confusão entre o aniversário da cidade, 5 de março, e a data de Instalação da Comarca, em 23 de abril?

Imponentes desfiles cívico-escolares eram realizados antigamente nos dias 7 de setembro de cada ano, em comemoração a Independência do Brasil.

Poucos anos depois da instituição dos Feriados Municipais de Piraí do Sul, através da Lei nº 382 de 1975, assinada pelo então prefeito Samuel Milléo, cogitou-se a possibilidade de transferir os desfiles de setembro para a data de 23 de abril.

Isso porque, na visão dos políticos da época, seria muito complicado realizá-los no dia do aniversário da cidade – 5 de Março –, pela proximidade muito grande com o início do ano letivo para as escolas.

Pensando assim, foi convencionada a realização dos eventos no feriado municipal que mais se aproximava da data de celebração do aniversário piraiense.

Com a decisão, estava definida a nova data dos desfiles cívico-escolares: 23 de abril.

E a confusão?

Como muitas pessoas praticamente cresceram participando dos desfiles de 23 de abril, sem ao menos ter ideia das razões que determinaram a sua não realização em 5 de março, além de desconhecerem que essa é a verdadeira data da criação de Piraí do Sul, criou-se uma falsa impressão de que 23 de abril seria a data de aniversário da cidade.

Por esse motivo, ainda ontem, no dia 23 de abril de 2018, mais de 35 anos depois do primeiro desfile que se tem registro na nova data, muitas pessoas ainda confundiam a comemoração, equivocando-se, não por culpa delas, mas por falta, talvez, de maior atenção no momento em que a elas foi explicado todo o desenvolvimento da história local piraiense.