Correio dos Campos

Piraiense fica a poucos pontos da nota máxima na redação do Enem

4 de fevereiro de 2018 às 20:07

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Participando da prova pela segunda vez, a estudante piraiense Jessica Maria Ribeiro, aluna da única escola particular da cidade, alcançou expressivo desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2017 ao fechar a prova de redação com 920 pontos, ficando perto da nota máxima (mil pontos) e muito acima da média nacional geral que nessa edição foi de 558 pontos.

A estudante, que concluiu o ensino médio no final do ano passado, revelou mesclar os estudos de sala de aula com reforços diários feitos no contraturno escolar. Sobre a redação proposta no exame, que teve como tema os ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’, Jessica destacou a importância da leitura e a prática da escrita como fatores que contribuíram para alcançar a nota.

“As redações sempre foram o meu forte, principalmente o estilo dissertativo argumentativo do ENEM. Portanto, eu não via necessidade de praticar todos os dias. Escrevia em média duas redações por semana, também mantendo sempre o hábito da leitura durante o ano”, disse.

“Desde muito cedo me interessei pela leitura, e acredito que isso me ajudou muito a longo prazo, pois adquiri certa experiência vocabular e de construções frasais. Além disso, a prática da escrita é sempre muito importante, pois com o passar do tempo você encontra seu estilo próprio e isso se torna algo fluído e natural”, completou.

Acima da média – O desempenho da estudante piraiense ficou muito acima da média geral nacional da redação, de 558 pontos. Entre os mais de 5 milhões de candidatos que realizaram o exame, apenas 53 pessoas alcançaram a nota máxima, enquanto 309.157 deles zeraram a área de conhecimento.