Correio dos Campos

Sisu 2018 abre mais de 230 mil vagas em todo o Brasil

24 de janeiro de 2018 às 00:05

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Começaram nesta terça-feira, 23, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018. Segundo o Ministério da Educação, estão sendo ofertadas 236.601 vagas de 130 instituições públicas de ensino superior estadual e federal distribuídas pelo país.

No Sisu são ofertadas vagas de graduação em universidades públicas que são disputadas de acordo com as maiores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referentes à média de corte dos cursos ofertados.

O candidato pode escolher até duas opções de cursos para se inscrever e acompanhar a nota de corte durante o processo. As notas são lançadas uma vez ao dia, de acordo com a média de cada inscrito. Entre os dias 23 a 26 de janeiro o candidato pode mudar os cursos pretendidos.

Algumas universidades usam o Sisu como a única forma de ingresso para a instituição, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem campus em Ponta Grossa. Para o piraiense Marcos Roberto, de 43 anos, que ingressou na UTFPR em 2017 através do Sisu, o ingresso é baseado num sistema bastante concorrido e que exige bastante dedicação do candidato para a seleção.

Para fazer a inscrição, checar quais os cursos e vagas disponíveis ou para sanar as demais dúvidas, o canditato pode usar o link http://sisu.mec.gov.br/. O resultado do processo deverá ser publicado no próximo dia 29.