Correio dos Campos

Em nota oficial, pároco comenta festas do Senhor Menino Deus e de Nossa Senhora das Brotas

21 de janeiro de 2018 às 22:10

REDAÇÃO/Correio dos Campos – O pároco da Paróquia Senhor Menino Deus e reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Padre Evandro Luís Braun, divulgou na manhã deste domingo, 21, um comunicado oficial sobre as festas do Senhor Menino Deus e de Nossa Senhora das Brotas, realizadas entre os dias 16 e 27 de dezembro.

Além de agradecer os voluntários que atuaram nos dois eventos, o documento relatou as dificuldades, cada ano maiores, para obtenção de toda documentação necessária para a liberação dos festejos.

A preocupação com a valorização dos elementos espirituais e da convivência em família mereceu destaque no texto. Mesmo assim, o pároco fez questão de frisar a importância da manutenção da tradição secular das festas, que é preservada, conforme o possível, seguindo as exigências e especificidades da atualidade.

No documento Padre Evandro teceu também considerações sobre a destinação dos recursos obtidos com os eventos, além de comentar a situação dos comerciantes que participaram especialmente da última edição da Festa de Nossa Senhora das Brotas.

O pároco disse em seu texto que a Paróquia aceitou e acolheu as sugestões e críticas construtivas feitas sobre as festas, embora tenha recebido com tristeza algumas manifestações até mesmo ofensivas.

No final da nota, Padre Evandro reafirmou o compromisso da igreja católica em desenvolver atividades evangelizadoras, culturais e recreativas, tanto no Santuário como na Paróquia.

Para isso, ele lançou um convite para que mais pessoas participem e sirvam voluntariamente as ações da igreja, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades evangelizadoras e também para a criação de melhores condições estruturais da Paróquia e do Santuário.

Confira abaixo, na íntegra, o texto assinado por Padre Evandro

Sobre as Festas do Senhor Menino Deus e de
Nossa Senhora das Brotas – Mês de Dezembro de 2017

Em relação a 145ª Festa do Senhor Menino Deus, realizada entre os dias 16 a 25 de dezembro de 2017, na Igreja Matriz do Senhor Menino Deus, e a 137ª Festa de Nossa Senhora das Brotas, realizada no dia 27 de dezembro de 2017, no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul – PR, achamos conveniente destacar:

1. Muitas pessoas se dedicaram, por vários meses, para que tudo pudesse ser preparado e legalizado, a fim de que as festas pudessem ser realizadas. Também foram muitas as pessoas que se dedicaram nos mais diversos serviços voluntários que exigiram tempo e generosidade sem tamanho. Nenhuma palavra ou gesto seria suficiente para manifestar nossa gratidão e reconhecimento pela vida partilhada por amor. Só Deus poderá retribuir e abençoar a todos na medida certa!

2. A cada ano, temos tido sempre maior dificuldade para conseguir a documentação necessária para que as festas possam ser realizadas. São muitas as autorizações, comunicações, certidões e alvarás necessários para regularizar eventos de tamanha importância histórica e proporção. As exigências financeiras e de pessoal são também grandiosas e desafiadoras.

3. Há sempre a preocupação em valorizar os elementos espirituais e de convivência nas festas. Por isso, estão sendo tomadas providências no sentido de destacar as celebrações litúrgicas, envolver as comunidades e tornar o ambiente sempre mais familiar. Não se pretende com isso desvalorizar a tradição e as características específicas das festas. No entanto, adaptações são necessárias de acordo com as exigências e características do nosso tempo.

4. Quanto aos questionamentos feitos sobre a destinação dos recursos obtidos através das festas é importante afirmar:

– que não são tão grandes como se diz ser e, de forma clara, apresenta-se à comunidade através dos balancetes. Comparadas a outras festas e eventos realizados em outras ocasiões e em outras paróquias da nossa diocese, as festas de dezembro em Piraí do Sul rendem um valor extremamente reduzido. Sem dúvida, isso se deve ao modelo das festas e também às exigências para a realização delas, o que implica também muito investimento;

– todo resultado obtido é investido na evangelização e na estrutura física da Paróquia e do Santuário. Caso alguém queira detalhes da destinação dos recursos, convidamos a procurar a secretaria paroquial e solicitar os balancetes mensais da Paróquia e Santuário. Mais ainda: uma equipe de pessoas, mensalmente, estuda, aprova projetos e destina os recursos financeiros que são aplicados sempre visando o bem do povo de Deus;

– a prioridade das festas não é obter recursos financeiros para a Paróquia e Santuário. A Igreja não existe para promover eventos comerciais e festas, mas sim, tem a missão de evangelizar; a prioridade para a manutenção das comunidades é, e deve ser, o dízimo e não os eventos. Cremos inclusive que o desgaste material e de pessoal nas festas não é satisfeito pela renda líquida adquirida. Sendo assim, entendemos que as festas são um serviço que a paróquia e o santuário prestam à comunidade, valorizando uma rica tradição. Em síntese: o ônus é maior que o bônus, mas a Igreja existe para servir e, por isso, continuamos realizando as festas;

– os recursos adquiridos nas festas não são suficientes para construir a estrutura ideal e suficiente para todos os locais e setores das festas. Seria imprudência investir em estruturas para a realização de, apenas nove dias de evento na Matriz, e somente um dia do ano no Santuário. Mesmo assim, as equipes da Paróquia e Santuário estão fazendo o possível para melhorar as condições de realização dos mesmos.

5. Quanto aos comentários sobre o local do camelódromo da Festa de Nossa Senhora das Brotas, é importante afirmar:

– atualmente é o local disponível mais amplo e mais próximo do centro da festa;

– é o local disponibilizado nos últimos anos, não somente no ano de 2017;

– de forma alguma queremos prejudicar os comerciantes, devotos e turistas que participam das festas. Seríamos pouco cristãos se assim pensássemos e fizéssemos;

– o barro, devido às chuvas, estava presente não só no camelódromo, mas também na praça de alimentação e em quase todo o bosque;

– devido à fiscalização do Corpo de Bombeiros, realizada na tarde do dia 26 de dezembro, e posterior liberação dos alvarás necessários, não foi possível mudar o projeto e, em decorrência disso, a localização do camelódromo não pôde ser alterada, o que implicaria a não liberação do evento;

– sentimos muito pela situação dos comerciantes e pessoas que passaram pelo camelódromo. De forma alguma, desejou-se isso, como muitos comentaram, de que o local ficasse daquela forma.

Tentou-se inclusive, no dia anterior à festa, providenciar a melhoria do ambiente com material que diminuísse o barro. No entanto, o pouco tempo disponível, tornou possível somente parte do serviço na entrada do referido local.

6. Acolhemos com respeito e gratidão as sugestões e críticas construtivas que recebemos sobre as festas, seja pessoalmente como pelas redes sociais. Também manifestamos nossa tristeza pelas mensagens ofensivas que foram dirigidas ao Santuário, à Igreja, aos voluntários da Paróquia e do Santuário e também a mim, pároco e reitor. Algumas faltaram totalmente com a verdade, o respeito e a boa educação, própria de pessoas que pretendem construir um mundo melhor.

7. Aproveitamos para reafirmar o compromisso que temos em favorecer todas as atividades evangelizadoras, culturais, recreativas que acontecem no Santuário e Paróquia. As estruturas estão sendo melhoradas aos poucos, seja na parte religiosa, na praça de alimentação e na parte comercial das festas. Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas estamos dando passos, visando sempre favorecer a comodidade e o bem-estar de todos.

8. Convidamos todos aqueles que não estão contentes com a organização das festas e do santuário, assim como aqueles que manifestaram a sua indignação com toda a estrutura das festas, do Santuário e da Paróquia a se juntarem aos tantos voluntários e servidores que se doam para que tudo aconteça da melhor forma. Salientamos que o que se diz, às vezes, mais prejudica e entristece do que constrói! As atitudes são necessárias para a transformação e contamos também com elas.

9. Parece claro que as lideranças eclesiais e as muitas pessoas generosas que se colocam a serviço na comunidade e nas festas estão muito contentes com o que fazem e com o que está sendo realizado, e também estão preocupadas em se doar no serviço visando o bem de tantas pessoas, muitas delas que pouco colaboraram e muito criticam! As acusações e críticas mentirosas são mais expressão da insatisfação pessoal do que desejo de colaborar.

10. Por fim, convidamos também você a colaborar com as atividades evangelizadoras e com a melhoria das estruturas da Paróquia e do Santuário através de um envolvimento nas atividades e no serviço. Também você colabora sendo fiel ao dízimo e fazendo sua doação generosa na Campanha dos Devotos do Santuário, à qual você pode se associar.

Confiados à intercessão de Nossa Senhora das Brotas, que o Senhor Menino Deus abençoe você e sua família!

Muita Paz!

Pe Evandro Luis Braun,
Pároco da Paróquia Senhor Menino Deus e
Reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas.