Correio dos Campos

Entre romeiros, peregrinos e turistas, Festa de Nossa Senhora das Brotas reúne 20 mil pessoas

31 de dezembro de 2017 às 15:24
Santuário de Nossa Senhora das Brotas passa a integrar a Rota do Rosário. Fotos: Santuário/Divulgação

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Estimativa apresentada pela direção do Santuário de Nossa Senhora das Brotas apontou para a participação de aproximadamente 20 mil pessoas durante a 137ª edição da festa, realizada na quarta-feira, dia 27, que teve nos momentos de fé e devoção, como nos últimos anos, o principal foco da organização.

Segundo o diretor do Santuário, Luiz Carlos Pithan, nem mesmo toda a forte chuva que caiu na maior parte do dia atrapalhou a participação dos romeiros. Ele lembrou que cerca de 600 pessoas trabalharam como voluntárias em todo o processo de organização do evento, coroado pela maciça participação de fieis de Piraí do Sul e de várias outras cidades da região.

Caravanas de Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Curitiba, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Tibagi, Reserva Sengés, Arapoti e Campo Magro, entre outras, fizeram questão de registrar suas presenças junto a organização do festejo que celebrou Nossa Senhora das Brotas, a Padroeira piraiense.

Tradição – A piraiense Maryelle Solek Mainardes, frequentadora assídua da festa todos os anos, diz ter percebido que nem mesmo a chuva fez com que as pessoas deixassem de participar das novenas e nem das celebrações do dia 27.

“Fico muito feliz em ver que as pessoas daqui e de outras cidades gostam de participar da festa e principalmente demonstrar sua devoção por Nossa Senhora das Brotas”, disse.

Religiosidade – Ponto alto do evento, segundo a organização, as celebrações religiosas aconteceram durante toda a programação do dia.

Além da tradicional procissão entre a Igreja Matriz e o Santuário, com a realização de Missa Solene ao seu final, celebrada pelos bispos Dom Sérgio Arthur Braschi, da diocese de Ponta Grossa, e Dom Antônio Braz Benevente, da diocese de Jacarezinho, a profissão de fé e religiosidade aconteceu em outros momentos da festa através de missas celebradas de hora em hora, da reza de terços, confissões e ainda em momentos de bênção e adoração.

Antes da procissão de encerramento, os romeiros puderam participar de momentos de convivência familiar e também dos tradicionais leilão e show de prêmios que, em 2017, sorteou dois automóveis entre as dezenas de prêmios disponíveis.

Rota dos Rosário – Um dos grandes momentos da festa deste dia 27 foi a inclusão do Santuário de Nossa Senhora das Brotas na Rota do Rosário, projeto religioso de integração que visa o desenvolvimento regional e que tem por finalidade alavancar o turismo religioso e sustentável das regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais, contemplando uma rota turística composta com grande acervo religioso, cultural, gastronômico e de belezas naturais.