Correio dos Campos

Festa de Nossa Senhora das Brotas prioriza aspecto religioso em 2017

26 de dezembro de 2017 às 13:53
Foto: Altair Bueno

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Como em suas últimas edições, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Brotas de 2017 terá como principal foco a religiosidade. Esperada por grande parte dos piraienses e também por fieis de todo o Estado, o evento celebra a Padroeira de Piraí do Sul pela 137ª vez consecutiva nesta quarta-feira, 27.

Apesar de cair exatamente no meio da semana, a edição anual do tradicional festejo espera reunir público igual ou até 10% superior ao registrado em 2016, segundo os organizadores.

Para o reitor do Santuário, Padre Evandro Luís Braun, os preparativos acontecem especialmente para acolher peregrinos que vêm às Brotas por amor a Nossa Senhora. “Espero que essa festa seja um tempo de graça na vida de cada uma das pessoas que participam”, disse.

Vocação – “Com Maria, cristãos leigos sendo sal e luz no meio do mundo” será o tema da festa desse ano. De acordo com os organizadores, a proposta é que as pessoas tomem consciência de sua vocação.

“Estamos vivendo o Ano Nacional do Laicato e os leigos são responsáveis por fazer com que a igreja aconteça no ambiente de trabalho, no meio da indústria, no lazer e em todas as realidades sociais do nosso mundo, seja na política ou na economia. Por isso, queremos pedir a Nossa Senhora que cada um dos leigos possa viver sua vocação no meio do mundo”, explica Padre Evandro.

Presenças – Além das dezenas de caravanas que são aguardadas para a festa, é certa a participação de sacerdotes de paróquias de toda a região, além dos bispos Antônio Braz Benevente e Sérgio Arthur Braschi, das dioceses de Jacarezinho e Ponta Grossa.

Rota dos Rosário – Outro momento bastante especial deste dia 27 será a inserção do Santuário de Nossa Senhora das Brotas na Rota do Rosário, projeto que visa o desenvolvimento regional e que tem por finalidade alavancar o turismo religioso e sustentável das regiões do Norte Pioneiro e Campos Gerais, ambos no Paraná.

A Rota do Rosário contempla todos os requisitos de uma verdadeira rota turística composta por grande acervo nos âmbitos religioso, cultural, gastronômico e de belezas naturais.

Programação

08 horas – Batizados
09 horas – Procissão (da Matriz ao Santuário)
10 horas – Missa Solene (campal)
11 horas – Churrascada
14h30 – Leilão
17h30 – Show de Prêmios
18h30 – Procissão de encerramento

Durante todo o dia haverá missas, confissões, bênçãos, adoração, terços, novenas, e tendas de alimentação.