Correio dos Campos

Barraqueiros comentam queda no volume de vendas em 2017

23 de dezembro de 2017 às 21:09
Foto: Mariana Soek

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A tradicional Festa do Senhor Menino Deus entra neste sábado em seu oitavo dia. Para avaliar o evento que em 2017 chega a sua 147ª edição, a equipe do Correio dos Campos conversou com comerciantes que trabalham na festa.

Para Dinaelsa Azevedo de Lima, curitibana que vem para a cidade com sua barraca de roupas já há 12 anos, o festejo tem caído se comparado com anos anteriores.

“A festa está diminuindo e o público não tem vindo pela chuva e pela estrutura. Os brinquedos que eram a diversão para as crianças foram tirados. Percebo que nos outros anos a rua era cheia de barracas e nesse ano foi diferente, talvez porque o ponto está bem caro,” avalia.

Violência – A comerciante fala também de sua preocupação com a segurança. “Tem dois dias que deu os tiros aqui pertinho. A gente dorme alerta, com medo, principalmente porque percebemos as pessoas passando por nós e falando o quanto está perigoso”, completa.

Sem vendas – Segundo a ponta-grossense Nubia Mara Voinask, que há dois anos participa da festa, o movimento é menor que em 2016. “Pouca gente e as pessoas não estão comprando absolutamente nada”. Ela espera que o movimento no dia 27, no Santuário, seja melhor.

Apelo – Com experiência de muitos anos na festa, Dinaelsa fez um pedido para a organização da Festa de Nossa Senhora das Brotas.

“Falo por todos os barraqueiros, já que estamos com problemas na Festa de Brotas. As barracas são no meio do mato e fica difícil trabalhar. Precisamos de uma estrutura melhor para o nosso conforto e principalmente para o conforto dos romeiros. Precisamos de uma reorganização lá dentro do Santuário para que possamos trabalhar”, pede a comerciante.