Correio dos Campos

Piraienses vencem Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint

29 de novembro de 2017 às 23:40

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Os atletas  Gabriel Olímpio Ferreira, Emanuel da Silva Ferreira e Clederson Josué Ferreira venceram no último final de semana suas categorias dentro do Campeonato Brasileiro de Orientação Sprint, realizado em Curitiba, premiando dessa forma o ano da família de corredores que se acostumou a disputar as provas sempre juntos.

Antes da conquista do final de semana, os três corredores da Apisa já haviam conquistado expressivos resultados no Brasileiro de Orientação tradicional, disputado entre 13 e 15 de outubro em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Na oportunidade, Clederson e Emanuel foram campeões nacionais da competição, enquanto Gabriel fechou o campeonato na segunda colocação.

Curitiba – Organizado pela Confederação Brasileira de Orientação, o brasileiro de orientação Sprint reuniu os melhores atletas do país entre os dias 24 e 26 de novembro na capital paranaense, em quatro percursos rápidos e desafiadores que exigiram muito dos competidores.

Resultados – Correndo nas categorias H14B, H18B e H40B (para atletas com até 14, 18 e 40 anos, respectivamente), Gabriel, Emanuel e Clederson superaram seus adversários apenas nos detalhes, em disputas emocionantes.

Para alcançar o título da competição, Gabriel venceu dois dos quatro percursos. Com 117 pontos somados contra 115 de seu principal adversário, Bernardo Dutra Barbosa, o piraiense se tornou campeão nacional do circuito Sprint em sua categoria.

Na categoria H18B, o piraiense Emanuel Ferreira teve um pouco mais de tranquilidade para chegar ocupar o lugar mais alto do pódio. O atleta venceu três das quatro etapas, fechando a competição com a pontuação máxima de 120 pontos (o pior desempenho das quatro provas é descartado) contra 114 do segundo colocado.

Já o patriarca da família, Clederson Josué, sagrou-se campeão brasileiro na categoria H40B também com três vitórias em quatro possíveis. Ele somou 120 pontos e, dessa forma, completou a tríplice vitória familiar nesta que foi a maior competição Sprint de Orientação realizada em todo o Brasil em 2017.