Correio dos Campos

Câmara de Piraí do Sul discute participação do município no CimSamu

28 de novembro de 2017 às 11:32

COMUNICAÇÃO/CMPS – A partir desta semana, os vereadores piraienses começam a estudar a participação do município no “Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais” (CimSamu). A adesão da cidade ao convênio está prevista no anteprojeto de lei n° 027/2017, recebido na Câmara Municipal na sessão de ontem (27).

A norma pode viabilizar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) em Piraí do Sul. O propósito da Prefeitura é instituir um programa para atender urgências, transporte de pacientes graves e atendimento pré-hospitalar móvel. O consórcio vai contar com a participação de várias cidades da região.

De acordo com o Executivo, as despesas do serviço vão funcionar pelo sistema de rateio. Segundo informações da AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais), o CimSamu deve funcionar com 18 Unidades Básicas e seis Unidades Avançadas de Saúde, além da Central de Regulação em Ponta Grossa. O custo total mensal para a implantação do Consórcio, segundo a associação, gira em torno de R$ 1,8 mi, considerando uma população de 838 mil habitantes.

“O consorcio pretende viabilizar o fortalecimento de infraestrutura de saúde regional na área territorial do consórcio de forma a propiciar a integração das diversas instituições públicas e privadas para melhor operacionalização das atividades de saúde”, expõe o projeto.

As comissões permanentes da Câmara têm um prazo de até 45 dias para se posicionar sobre a solicitação do Executivo. Só após a emissão dos pareceres das comissões, a proposta de lei pode ser colocada em pauta para votação.