Correio dos Campos

Seminário reuniu 500 participantes no Dia da Consciência Negra

24 de novembro de 2017 às 11:53

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A organização do seminário promovido pelas escolas estaduais de Piraí do Sul divulgou na tarde de ontem (23) que aproximadamente 500 pessoas passaram durante todo o dia pela sede do Rotary Club na segunda-feira, 20, onde aconteceu o evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O seminário contou com uma exposição de trabalhos artísticos confeccionados pelos próprios alunos, além de diversas apresentações culturais e a realização de três palestras. Ao todo, cada escola expôs entre 8 e 10 trabalhos relacionados ao tema.

Segundo a pedagoga Jessica Reis Pucci, responsável pela organização do seminário, trabalhar o assunto em sala de aula tem um grande peso na vida dos alunos. “A escola está formando o cidadão para o mundo, e discutir esses temas desenvolve os aspectos social e político dos alunos”, afirma.

“Abordamos o assunto com a intenção de que a discussão vá além das escolas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e que façam realmente a diferença na sociedade”, completou Jessica.

Palestras – A professora Dayane Verner, responsável pela primeira palestra do dia, usou uma de suas pesquisas para abordar a visibilidade da mulher negra na sociedade.

Já a professora Regina Rodrigues Sclvilzki usou sua apresentação para traçar os principais pontos da lei aprovada em 2011 e que instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Fechando as palestras do dia, o pesquisador da memória indígena e membro do conselho científico do Instituto de Memória Indígena de Castro, Joel Wahl Lourenço, trouxe aos participantes importantes informações sobre a cultura indígena regional.