Correio dos Campos

Campanha de arrecadação de pedras para o Santuário de Nossa Senhora das Brotas segue até dia 26

20 de novembro de 2017 às 19:59
Fotos: Divulgação

REDAÇÃO/Correio dos Campos – As doações de pedras para o Santuário de Nossa Senhora das Brotas podem ser feitas pelos fiéis até o próximo domingo, 26, diretamente no Caminho das Dores de Maria, localizado na antiga raia, próximo de onde hoje fica a pista de atletismo e caminhada do contorno Frei Galvão.

De acordo com Luiz Carlos Pithan, diretor do Santuário, as pedras serão utilizadas em uma importante construção do complexo, que por enquanto é mantida em segredo para a comunidade católica piraiense. “O mistério permanece, mas por um bom e nobre motivo. Quanto maior a pedra doada, melhor”, comenta.

“As pedras doadas representarão as famílias que com esse sinal de fé serão protegidas por Nossa Senhora das Brotas”, completa Pithan.

Para o diretor, as doações aprofundam a identidade de leigos na missão em comunidade. “Todo ano é solicitado à comunidade um sinal. É a família e a comunidade sendo partes integrantes no santuário que é feito de muitas mãos. Essas atitudes fazem com que as pessoas se sintam parte do trabalho missionário, pastoral e vocacional”, conta o diretor.

Encerramento – Uma celebração marcará o encerramento da campanha de doação das pedras, dando início também ao Ano Nacional do Laicato. A cerimônia acontece às 14 horas do domingo, 26, no mesmo local onde estão sendo deixadas as pedras.

Ano Nacional do Laicato – O Ano do Laicato seguirá até 25 de novembro de 2018 com o tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.